• Cruzeiro faz jogo seguro e consegue a classificação para a semi
  • Fernando Diniz estreia e mostra um pouco das mudanças no time
  • Cruzeiro agora encara o Lanús, da Argentina na próxima fase

O Cruzeiro venceu o Libertad por 1 a 1 na noite desta quinta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana de 2024. Em um jogo tranquilo para a Raposa, que marcou a estreia do técnico Fernando Diniz no comando do time, os jogadores não tiveram dificuldades de marcar no início do jogo. Assim, com poucos minutos jogados, a Raposa esfriou o adversário.

Kaio Jorge aproveitou um cruzamento na medida de Marlon para abrir o placar e definir não somente a vitória na partida, mas também a classificação às semifinais da competição. Como venceu o primeiro jogo, em Assunção, por 2 a 0, o time celeste se impôs em casa e viu que o adversário não criou perigo ao gol de Cássio.

Em um jogo controlado, o técnico Fernando Diniz pôde mostrar um pouco do que deve fazer ao longo do seu trabalho à frente do Cruzeiro. Embora ainda demonstre um pouco de desorganização, o time manteve a posse de bola, uma das características do novo treinador. A rigor, o comandante celeste não teve muito tempo para treinar e manteve praticamente o time de Fernando Seabra.

Na próxima fase, o Cruzeiro enfrenta o Lanús e luta por uma vaga na decisão da competição. Os argentinos passaram pelo Independiente Medellín, da Colômbia. Depois de dois empates, a equipe de Buenos Aires passou nas penalidades máximas. Pelo Campeonato Brasileiro, a Raposa recebe o Vasco no próximo domingo, no Mineirão. O Cruzeiro é o sétimo colocado com 41 pontos ganhos.

Primeiro tempo tranquilo

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro observando os paraguaios com a bola. Na estreia do técnico Fernando Diniz, o time celeste demorou um pouco para obter a posse de bola. Quando isso aconteceu, as coisas começaram a andar no Mineirão. Isso porque não demorou para a Raposa tomar conta das ações ofensivas e criar chances de gol.

Contudo, antes de criar uma chance, o Cruzeiro abriu o placar aos 11 minutos de jogo. Marlon fez a jogada pela esquerda de cruzou na medida para o atacante cabecear no contrapé do goleiro da equipe paraguaia. No placar, era 1 a 0, mas no agregado, 3 a 0 para a equipe celeste. O Libertad, mesmo com uma desvantagem enorme, seguiu a sua estratégia, com organização.

Com isso, conseguia fazer jogadas e chegar ao ataque. Como aos 35 minutos com Cardozo. O atacante avançou para cima da defesa do Cruzeiro, mas só conseguiu o escanteio. Em seguida foi a vez de Lautaro Díaz, que quase ampliou para o time da casa aos 40 minutos. Lautaro recebeu dentro da área e finalizou cruzado. A bola passou raspando a trave.

Três minutos depois, Villalba se apresentou ao ataque e desperdiçou boa chance. Matheus Pereira cobrou escanteio para a área. Villalba subiu e meteu a cabeçada com força. A bola passou perto da trave. Assim, os dois times foram para o intervalo no Mineirão com o placar do agregado praticamente definido. O Cruzeiro praticamente com a vaga assegurada.

Segundo tempo movimentado

O segundo tempo começou com o Cruzeiro sem tempo a perder. Logo com um minuto do segundo tempo, William fez um cruzamento rasteiro para a área, mas Martín Silva ficou firme com a posse. Aos três, foi a vez do Libertad chegar com muito perigo. Fernández recebeu dentro da área e chuta cruzado. Cássio faz a defesa e impede o gol dos paraguaios.

O jogo passou a ficar aberto e o Cruzeiro se aproveitou disso. Veron faz o cruzamento para a área aos seis minutos. A bola passou por Matheus Pereira e ficou com Lautaro. O camisa 26 bateu por cima do gol. Mas tudo acabou mudando as coisas. Isso porque Lucas Romero acabou expulso de campo aos 13 da segunda etapa. Com um a menos, o Cruzeiro começou a encontrar dificuldades.

Roque Santa Cruz, aos 18 minutos, finalizou uma bola na trave. No lance, Ramírez fez o cruzamento para a área. Roque Santa Cruz cabeceia na trave. Em seguida, Caballero apareceu para finalizar a jogada de Espinoza. Em seguida, aos 24 minutos, saiu o empate. Ramírez fez cruzamento para a área. Roque Santa Cruz mergulhou e finalizou de peixinho. A bola entrou no canto esquerdo de Cássio, sem chance para o arqueiro.

Os paraguaios inda tiveram chances antes do jogo terminar. Mas já era tarde demais. A equipe paraguaia ficava pelo caminho. Assim, o clube azul celeste se preparava para os dois jogos na semifinal do torneio. Resta apenas o gramado do Campeonato Brasileiro para o Athletico Paranaense disputar.