• Ramiro e Arthur Gomes marcaram os gols do Cruzeiro
  • Kannemann foi expulso e deixou time com um a menos
  • Cruzeiro assume lugar no G-6 do Brasileiro com 26 pontos

O Cruzeiro venceu o Grêmio por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro aproveitou a fragilidade vivida pelo Tricolor Gaúcho para marcar dois gols seguidos, com intervalo de menos de um minuto, para vencer a partida.

Ramiro, de cabeça, abriu o placar para a Raposa. Enquanto logo depois da saída de bola, Arthur Gomes fez o segundo. A equipe mineira ainda perdeu mais outras oportunidades no primeiro tempo, que poderia levar para o intervalo uma vantagem muito maior. Na segunda etapa, a equipe treinada por Fernando Seabra teve mais uma vantagem: logo no início, Kannemann levou cartão vermelho e deixou o Tricolor Gaúcho com um a menos.

Embora tenha tido ainda algumas chances de diminuir o placar, naquele momento da expulsão, as esperanças de mudar o panorama da partida se esvaíram. O Cruzeiro, por sua vez, também perdeu chances de ampliar o placar durante toda a etapa final. Mas deixou a desejar na parte e finalização. Por fim, vitória do Cruzeiro e mais crise para cima dos gaúchos.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos 26 pontos e assumiu um lugar no G- do Brasileirão. Na próxima rodada, a equipe mineira pega o Red Bull Bragantino, no sábado, no Independência, em Belo Horizonte. O Grêmio, por sua vez, joga apenas na próxima quarta-feira, quando visita o São Paulo, no Morumbis, na capital paulista.

Gols seguidos do Cruzeiro

O primeiro tempo começou equilibrado. Os dois times com estratégias vem definidas e o Grêmio tentando tomar conta das ações no campo de ataque. Embora esteja jogando com o mando, o Grêmio não conseguia se impor, pelo menos nos primeiros cinco minutos. Mas, aos sete, Edenílson apareceu de frente para o goleiro Anderson. Na finalização, chutou forte e o arqueiro fez uma linda defesa, salvando o Cruzeiro.

O primeiro lance de perigo do jogo foi um gatilho para a equipe de Fernando Seabra conseguir sair. Mas da chance de gol do Grêmio para a primeira chance real da Raposa, passaram cerca de sete minutos. Foi quando Barreal fez a jogada pela direita e cruzou na cabeça de Ramiro. O volante, com passagem pelo Tricolor Gaúcho, subiu mais do que todo mundo e cabeceou sem chances para Marchesín. Era o primeiro gol do jogo: 1 a 0.

A bola saiu e o Cruzeiro retomou em seguida. Não demorou nem um minuto até que ela sobrou para Arthur Gomes. O atacante arriscou de fora da área e marcou o segundo gol do Cruzeiro. Marchesín, mais uma vez, não foi na bola e ela foi para o fundo da rede. Os dois gols de vantagem e o curto espaço de tempo entre eles deixaram a torcida na bronca.

Mas o Grêmio não conseguiu equilibrar o jogo. Pelo contrário, por muito pouco não levou mais dois gols. O primeiro, de Arthur Gomes, que recebeu na entrada da área e chutou para a espetacular defesa de Marchesín. E logo depois, Matheus Pereira. O camisa 10 recebeu um cruzamento e, na marca do pênalti, chutou por cima do gol.

Segundo tempo morno

O Grêmio voltou para o segundo tempo com quatro mudanças. Logo aos dois minutos, Reinaldo fez a jogada e, dentro a da área, chutou fraco para a defesa de Anderson. Era a impressão, naquele momento, que a postura do time da casa mudaria com as mexidas do técnico Renato Portaluppi. Mas era somente impressão. Isso porque o Cruzeiro voltou a dominar a partida em seguida.

Assim, quando o Grêmio se preparava para melhorar o desempenho no jogo, Kannemann levou cartão vermelho por falta violenta em Ramiro, aos 11 minutos. Ou seja, tinha ainda um segundo tempo inteiro para tentar algo com um jogador a menos. Três minutos após a expulsão, o Cruzeiro perdeu mais outra grande chance de gol, com Arthur Gomes. O atacante finalizou de dentro da área nas mãos de Marchesín.

Valente, e tentando diminuir o placar, Matheus Fernandes criou uma das melhores chances do jogo. Depois da jogada pela direita, a bola chegou no garoto, que tirou da marcação e chutou próximo da trave direita de Anderson. Aos 23 minutos, foi a vez de Matheus Pereira perder mais uma boa chance para os mineiros.

A partir de então, o Cruzeiro baixou as linhas e passou a jogar no erro do Grêmio. Como dito acima, o Tricolor Gaúcho se segurou para não tomar mais gols, mas adotou uma postura altiva, com tentativas de ataque. Mas nem mesmo o torcedor presente no estádio tinha mais esperanças. Então, fim de jogo e vitória dos visitantes.