• Raposa faz 3 a 0 e se afasta da zona de rebaixamento
  • Time celeste acaba com um longo jejum no Mineirão
  • Tricolor pode terminar a rodada a um ponto do Z-4

O Cruzeiro derrotou o Bahia por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, pela 29ª rodada do Brasileirão. Os gols do jogo foram marcados por Kanu (contra), no primeiro tempo, e Marlon e Bruno Rodrigues, na segunda etapa. O triunfo encerrou um jejum da Raposa que já durava 11 meses no Mineirão. Aliás, este foi a primeira vitória celeste no estádio em 2023.

Com o resultado, o Cruzeiro emplacou a segunda vitória seguida e se afastou da zona de rebaixamento. O time pulou para a 12ª colocação, com 37 pontos, abrindo sete do Vasco, o primeiro no grupo da degola. O Bahia, por sua vez, freou sua reação no Brasileirão, após três triunfos consecutivos. Então, ficou com 34 pontos, na 14ª posição e pode encerrar a rodada a só um ponto do Z-4.

Raposa sai na frente na etapa inicial

No primeiro tempo, o Bahia teve um início melhor e conseguiu manter a posse de bola no ataque. Por sua vez, o Cruzeiro explorou a bola aérea para tentar diminuir esse domínio das ações. A primeira boa oportunidade foi da Raposa, com William, que esteve perto de marcar. Na segunda tentativa, então, o Tricolor não evitou o gol dos mandantes.

Aos 18 minutos, Matheus Pereira fez o lançamento na área, e Machado entrou no meio de dois zagueiros para confundir a marcação. O zagueiro Kanu tentou afastar e mandou contra o próprio gol: 1 a o para o Cruzeiro. Após balançar a rede, o time comandado por Zé Ricardo melhorou na partida e passou a encaixar os contra-ataques. Bruno Rodrigues, aos 37 minutos, saiu cara a cara com Marcos Felipe e chutou colocado na trave.

A partida ficou mais aberta, diante da postura do Bahia em busca do gol, empurrando o Cruzeiro para o campo de defesa. Mas, logo aos sete minutos, a ducha de água fria na equipe de Rogério Ceni. Após contra-ataque, Marlon finalizou sem ângulo e contou com ajuda do goleiro Marcos Felipe para ampliar: 2 a 0.

Depois, o Tricolor aumentou seu volume ofensivo, com importantes chances criadas em finalizações de Everaldo, Gabriel e Gilberto. O Cruzeiro também teve contra-ataques para matar o jogo, mas sem sucesso. Na reta final, o time de Zé Ricardo valorizou a posse de bola e administrou o resultado.

Bahia tenta o empate, mas leva dois gols

Na segunda etapa, o jogo ficou aberto, com o Bahia tentando buscar o empate e empurrando o Cruzeiro em seu campo de defesa. No entanto, aos 7 minutos, a Raposa chegou ao segundo gol e esfriou o ímpeto do time de Rogério Ceni. Após contra-ataque, Marlon chutou sem ângulo da esquerda e contou com a ajuda do goleiro Marcos Felipe para fazer 2 a 0.

Depois disso, o Tricolor foi para cima, teve volume ofensivo e criou oportunidades com Everaldo, Gabriel e Gilberto. Porém, o Cruzeiro mostrou eficiência no contragolpe para marcar o terceiro gol. Aos 42 minutos, William avançou pela direita e lançou para Bruno Rodrigues por trás da defesa do Bahia. O camisa 9 desviou de primeira o cruzamento para encobrir o goleiro: 3 a 0.

Na próxima rodada, o Bahia visitará o Palmeiras, no sábado, às 19h, no Allianz Parque. O Cruzeiro, no entanto, teve o jogo contra o Fortaleza, pela 30ª rodada, adiado. Isso porque o time cearense disputará no sábado a final da Copa Sul-Americana.