O Atlético-MG anunciou de forma oficial, nesta terça-feira, a saída do técnico Cuca. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a diretoria do Galo informou que o treinador alegou motivos pessoais para deixar o comando do time.
“Cuca alegou motivos pessoais, de ordem familiar, e disse que sua decisão era irretratável, apesar das seguidas tentativas dos dirigentes em demovê-lo e buscar um caminho no qual fosse possível conciliar as questões particulares com o trabalho”, informou a nota.
No texto publicado, o clube lamentou a escolha do treinador e explicou que tentou fazê-lo mudar de ideia. Porém, o Galo não poderá contar com ele na temporada de 2022. Ainda assim, a diretoria alvinegra disse compreender os motivos apontados por ele e agradeceu por todos os serviços prestados e conquistas.
Vale lembrar que Cuca voltou ao Galo em março de 2021 para substituir o argentino Jorge Sampaoli. E foi um retorno triunfante. O Atlético ganhou o triplete (Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil), tendo 74,17% de aproveitamento em 71 jogos. Ao todo, foram 48 vitórias, 14 empates e 9 derrotas.
Jorge Jesus é o mais cotado para o lugar de Cuca
Agora, a diretoria do Atlético Mineiro promete ir ao mercado buscar o novo comandante. Logo, o favorito do momento para treinar o Galo é o português Jorge Jesus, que saiu do Benfica e não acertou com o Flamengo.
De acordo com o Globo Esporte, o Atlético já fez os primeiros contatos para entender os custos e exigências do treinador português. Uma divergência sobre o modelo de comissão técnica pode atrapalhar as conversas.
Outro nome bastante levantado pela imprensa e torcedores foi o de Renato Gaúcho. Badalado em outras épocas no clube, Renato perdeu força depois da temporada decepcionante por Grêmio e Flamengo neste ano.
Então, a ideia do Atlético é ter na manga pelo menos cinco treinadores para negociar. Ou seja, o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil não pretende ficar refém de apenas uma opção.
Sendo assim, o Atlético planeja estudar ao menos duas opções nacionais (alvos ainda não definidos), além de tentar técnicos estrangeiros. Por ter amplo conhecimento do mercado sul-americano, o diretor de futebol Rodrigo Caetano não descarta olhar para os nossos países vizinhos.
Por sua vez, na Europa o nome de Jesus é o que mais enche os olhos da diretoria. Vale destacar que o Mister despertou interesse do Galo ainda em 2019. Ele chegou a assistir uma partida do Atlético, mas acabou indo para o Flamengo, onde foi campeão da Libertadores e do Brasileiro.
Apoiador do clube, Menin fala da saída de Cuca
Principal apoiador do clube, o empresário Rubens Menin disse em entrevista ao site Superesportes que o objetivo é buscar um novo técnico à altura do elenco. Por enquanto, Jorge Jesus é o nome mais cotado.
– O Cuca é um grande treinador, sem dúvidas. O Atlético vai ter que arrumar um técnico à altura, porque o elenco exige isso. Não vamos colocar qualquer treinador tendo um elenco como este – frisou Menin, que é conselheiro grande-benemérito do clube.
Além disso, Menin disse que Cuca já demonstrava nos últimos dias o desejo de deixar o Galo. Sendo assim, o empresário disse que o técnico queria tirar um ano sabático.
– Ele nos falou que tinha um problema pessoal e precisava resolver, ficar algum tempo fora do futebol. Foi o que aconteceu – contou Menin.
Então, sobre possíveis candidatos ao cargo de treinador do Atlético para a próxima temporada, Menin preferiu se esquivar. Dessa forma, ele falou que a responsabilidade é dos dirigentes alvinegros.
– Não tenho uma opinião sobre isso, se brasileiro ou estrangeiro (novo treinador). Desta vez, vou deixar a decisão para a turma do futebol, para o Rodrigo Caetano e o presidente – afirmou.
Diego Costa pede para sair do Galo, diz blog
Além da saída de Cuca, o Atlético poderá perder outro nome importante nos próximos dias. Segundo o blog do PVC, o atacante Diego Costa pretende deixar o clube e já teria comunicado isso para a diretoria alvinegra.
Além disso, para sair Diego precisará encontrar um clube que pague seu salário e consiga a liberação. Segundo o jornalista, o jogador foi oferecido recentemente por empresários ao Corinthians.
Porém, a ida do atacante para o Timão é considerada complicada. Além da rescisão de contrato com o Galo, tem a questão do alto salário a ser recebido por Diego no Corinthians. Outra opção do jogador é retornar ao exterior.
Por enquanto, o Atlético não cogita a possibilidade da saída de Diego Costa. Mesmo entendendo que o atacante teria pedido para deixar o clube e ser liberado, os dirigentes contam com ele para o elenco de 2022.
Enquanto tenta lidar com as baixas no elenco, o Atlético ajusta a agenda para 2022 e vai se movimentando internamente. Por isso, a reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 17 de janeiro, na Cidade do Galo.
Portanto, a estreia do Atlético no Campeonato Mineiro está marcada para 26 de janeiro, quando a equipe enfrenta o Villa Nova. No dia 20 de fevereiro, o Galo enfrenta o Flamengo, na decisão da Supercopa 2022.