• Raphael Veiga marca de falta e decide o jogo para o Verdão
  • Vasco chegou a marcar no primeiro tempo, mas VAR anulou
  • Palmeiras agora foca na classificação para a semi da Libertadores

O Palmeiras não teve dificuldades para vencer o Vasco por 1 a 0 na noite deste domingo, no Allianz Parque, em São Paulo, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Embora tenha tido um gol anulado pelo VAR ainda no primeiro tempo, o Vasco foi presa fácil para um Palmeiras um pouco preguiçoso no primeiro tempo, mas que se impôs e venceu o jogo na segunda etapa de forma tranquila, no momento em que acelerou o jogo.

Raphael Veiga fez o único gol do jogo em uma bonita cobrança de falta. Léo Jardim falhou, mas a bola foi no ângulo. Então, com a vitória, o Palmeiras chegou aos 40 pontos e se consolidou na vice-liderança da competição. Neste momento, o time de Abel Ferreira tem 11 pontos de desvantagem para o Botafogo, líder. Já o Vasco, segue com 17 pontos, quatro para sair da zona de rebaixamento. O Cruzmaltino está na 18ª posição.

Agora o Palmeiras se prepara para encarar o Deportivo Pereira, da Colômbia, na próxima quarta-feira, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Com uma larga vantagem, o Verdão pode perder por até três gols de diferença que estará nas semifinais do torneio continental. O Vasco joga apenas no domingo, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Brasileirão.

Primeiro tempo morno

O primeiro tempo começou com o Palmeiras tomando conta das ações ofensivas da partida. Com dois minutos de jogo, Rony deu o cartão de visitas ao recebeu a bola na entrada da área e cortar Medel. Na finalização, o atacante palmeirense acertou o canto. Léo Jardim fez grande defesa e colocou a bola para escanteio. Era o primeiro ataque do jogo no Allianz Parque.

Com organização e toque de bola, o Palmeiras pressionou o Vasco. nos primeiros 10 minutos, sem deixar o time visitante sair para o jogo. O Vasco foi criar uma jogada após uma escapada rápida. Lucas Piton cruzou para Vegetti, que ganhou no alto, mas cabeceou fraco para a defesa de Weverton. Depois da primeira chegada do Vasco, o Palmeiras se postou com as linhas mais baixas e mostrou mais cautela.

Foi então que, aos 15 minutos, o Vasco chegou com muitos jogadores no ataque. O time treinado por Ramón Díaz abriu o placar com Paulinho. Mas, depois da revisão do VAR, a arbitragem constatou um impedimento no início da jogada. Vegetti recebeu o primeiro cruzamento, mas estava um pouco à frente do zagueiro palmeirense na jogada. Portanto, gol ilegal.

O Verdão chegou mais uma vez com perigo, quando Artur recebeu na direita e invadiu a área. Ele cortou para o meio e chutou, a bola ainda ficou viva, mas Léo Jardim fez grande defesa. O jogo, então, ficou mais concentrado no meio-campo, com poucas chances para os dois lados. O primeiro tempo terminou o Verdão no ataque, mas sem maiores perigos para o gol do Vasco.

Segundo tempo tem gol da vitória

O Palmeiras foi logo chegando com Raphael Veiga. O meia palmeirense arriscou o chute com um minuto da etapa final. Léo Jardim, contudo, fez a defesa de forma segura. Minutos depois, foi a vez de Rony. O camisa 10 do Verdão recebeu um belo cruzamento de Artur, mas errou a cabeçada e facilitou a defesa de Léo Jardim. Seguiu o 0 a 0 no placar naquele momento.

Depois dos primeiros minutos, o jogo voltou a ficar truncado e sem maiores problemas para as defesas. O Verdão, porém, tinha a posse de bola, mas deixou o jogo mais lento. O Vasco tentava se defender e conseguia bem. Mas na parte ofensiva, os jogadores não estavam completando as jogadas. Isso é quando a bola chegava nos pés deles, algo que foi raro naquele momento da partida.

Foi então que, aos 19 minutos, Breno Lopes fez grande jogada e foi derrubado no bico da grande área pelo lado esquerdo. Por ali saiu o primeiro gol do jogo. Raphael Veiga pegou a bola e chutou no ângulo esquerdo de Léo Jardim, que falhou no lance. Então, era o primeiro gol do time da casa na noite de domingo. Dois minutos depois o Vasco chegou pela primeira vez, com Zé Gabriel. Este cabeceou para fora após escanteio.

O gol deu ao Palmeiras ainda mais ímpeto. Com isso, o time treinado por Abel Ferreira deu campo ao Vasco, que saiu atrás do empate. Entretanto, isso pareceu uma estratégia, pois a partir daí, o time da casa passou a ser muito perigoso no contra-ataque. Mayke teve a melhor chance nesse tipo de ataque e Léo Jardim fez a defesa. Sem mais chances, o jogo terminou com a vitória do Verdão.