- Peixe abre vantagem de dois gols, mas cede empate ao Esmeraldino
- Nos acréscimos, Mendoza marca de pênalti o gol da vitória por 4 a 3
- Time da Vila Belmiro encerra jejum de vitórias e abre 5 pontos do Z-4
Em jogo cheio de alternativas, o Santos bateu o Goiás por 4 a 3, neste domingo, na Vila Belmiro (sem torcida), pela 14ª rodada do Brasileirão. Então, o Peixe encerrou um jejum de 12 partidas sem vitórias. O time da casa abriu vantagem de 3 a 1 no primeiro tempo, com dois gols de Marcos Leonardo e um de Mendoza. Porém, o Goiás reagiu na segunda etapa, com Guilherme, que havia marcado o primeiro do Esmeraldino, e João Magno. Contudo, um pênalti polêmico gerou reclamação dos visitantes e deu o triunfo ao Alvinegro. Nos acréscimos, Mendoza bateu bem e marcou o quarto gol.
Com o resultado, então, o Santos chega aos 16 pontos e salta para a 13ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. Por sua vez, o time goiano permanece no 17º lugar, com 11 pontos.
Peixe abre vantagem na etapa inicial
No primeiro tempo, o Goiás começou tendo a posse de bola, mas o Santos contou com um inspirado Marcos Leonardo para largar em vantagem. Aos 16 minutos, após uma falha na saída de bola do Esmeraldino, Rodrigo Fernández ficou com a sobra e acionou Lucas Lima, que serviu o atacante do Peixe. Então, o camisa 9 dominou a bola, cortou o marcador e chutou rasteiro no canto direito do goleiro: 1 a 0.
Aliás, quinze minutos depois, saiu o segundo de Marcos Leonardo. No lance, João Paulo fez a ligação direta pela direita, Sander errou o tempo de bola e ela ficou com João Lucas. Em seguida, o lateral cruzou rasteiro e o camisa 9 do Santos chegou no meio da área para finalizar: 2 a 0. O Goiás, aliás, descontou com Guilherme em cobrança de pênalti cometido por Kevyson em Maguinho: 2 a 1.
Porém, nos acréscimos, o Santos fez o terceiro gol em contra-ataque. Marcos Leonardo dominou perto da área do Peixe, passou por dois marcadores e, mesmo sendo puxado, deu um belo passe para Mendoza. O atacante acelerou, entrou na área e chutou na saída de Tadeu, no cantinho: 3 a 1. O goleiro esmeraldino deixou a desejar nos dois primeiros gols do Alvinegro.
Goiás reage, empate, mas Santos faz o quarto
Na volta do intervalo, o Goiás partiu para o ataque e conseguiu reagir. Aos 15 minutos, após pressionar o Santos, Rodrigo Fernández bobeou na saída de bola, e Guilherme, de fora da área, acertou bonita finalização para diminuir. Sem o ímpeto ofensivo da etapa anterior, o Peixe teve dificuldades para criar jogadas e viu o Esmeraldino empatar o jogo.
Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, João Magno, de cabeça, deixou tudo igual na Vila Belmiro. Daí em diante, o Peixe tentou pressionar e conseguiu um pênalti aos 44. Em disputa na área na cobrança de falta, Lucas Halter empurra Joaquim com o ombro na disputa de bola aérea.
O árbitro Bruno Arleu de Araújo marca a penalidade e mantém após revisão do VAR. De canhota, Mendoza bate com força no canto direito e cruzado para fazer 4 a 3 e selar a vitória santista. Nos últimos instantes do jogo, Guilherme, o melhor do Goiás, foi expulso após cometer falta dura em Mendoza.