- Vasco saiu na frente com Vegetti no primeiro tempo
- Cruzeiro empatou com Zé Ivaldo na segunda etapa
- Raposa chegou aos 43 pontos e caiu para a oitava posição
Cruzeiro e Vasco ficaram no 1 a 1 na noite deste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O jogo teve seus momentos bons, mas na média deixou muito a desejar. Com dois times em momentos diferentes na temporada, mas em fases decisivas nas copas, o jogo ficou morno na maioria do tempo.
O Vasco saiu na frente com Vegetti no fim do primeiro tempo. O empate do Cruzeiro chegou ao empate no início da segunda etapa, com Zé Ivaldo. A Raposa ainda teve chances de fazer o segundo gol, mas não conseguiu. O Vasco ainda terminou o jogo com um jogador a menos, já que Matheus Carvalho recebeu cartão vermelho aos 33 minutos.
O empate do Cruzeiro é o segundo seguido. Ou seja, Fernando Diniz ainda não venceu no comando da equipe mineira. Já o Vasco se recupera da derrota para o Palmeiras na última rodada. A Raposa chegou aos 43 pontos e caiu para a oitava colocação. O Vasco, com 36, é o nono.
Agora o Vasco se prepara para a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Pelo Brasileiro, o jogo é sábado, no Rio, contra o Juventude. O Cruzeiro, também no sábado, pega o Fluminense, também no Rio de Janeiro.
Vasco sai na frente
O primeiro tempo começou com o Cruzeiro mantendo a posse de bola. Nova característica do time, que tem Fernando Diniz como treinador, dominou as ações. Com toques rápidos e pressa para abrir o placar, Kaio Jorge teve a primeira chance do jogo. Logo com um minuto de jogo, o atacante soltou a bomba na entrada da área e Léo Jardim fez grande defesa.
A resposta vascaína veio apenas aos sete minutos, com David. Pumita Rodríguez recebeu em condições de finalizar e chutou. David estava no meio do caminho e interceptou a jogada. Ele finalizou novamente, mas a bola foi por cima do gol de Cássio. Depois desse lance, o Vasco melhorou e começou a equilibrar as ações ofensivas. Inclusive na posse de bola.
Aos 20 minutos, Mateus Carvalho finalizou de dentro da área, rasteiro. Cássio fez uma ótima defesa e evitou o gol vascaíno. Minutos depois foi a vez de Coutinho aparecer para chutar ao gol de Cássio. Mas o menino da Colina não acertou e a bola foi para fora. O jogo era equilibrado, o Cruzeiro tinha chances, assim como o Vasco. Mas nada muito perigoso.
Foi então que no fim da primeira etapa, o Vasco abriu o placar, com Vegetti. Após o escanteio cobrado para a área, a defesa cruzeirense cortou, mas Puma joga na área novamente. Hugo Moura finalizou e Cássio pegou, mas no rebote, o argentino manda para o fundo das redes. Assim, o primeiro tempo terminou com o Vasco em vantagem no Mineirão.
Cruzeiro empata
O Cruzeiro voltou com outra postura no segundo tempo. Tanto é que o Kaio Jorge criou a primeira oportunidade logo no início. O atacante recebeu fora da área, cortou a defesa e finalizou colocado. Léo Jardim fez boa defesa. O ataque do time mineiro marcava em cima da defesa do Vasco. Em uma dessas subidas de linha, Lautaro Díaz recebeu de Romero e finalizou dentro da área. A bola foi direto para fora.
Depois de duas chegadas antes dos 10 minutos, o Cruzeiro, enfim, chegou ao gol de empate. Aos 14 minutos, após a jogada ensaiada no escanteio, Barreal levantou para a grande área. Zé Ivaldo subiu mais do que todo mundo e cabeceou no canto direito de Léo Jardim. Era o gol do Cruzeiro no Mineirão. E o empate na partida pelo Campeonato Brasileiro.
A virada poderia ter chegado aos 20 minutos. Depois da jogada pela direita, a bola passou pela área vascaína e Lautaro Díaz furou e o gol não saiu. O Vasco voltou a jogar depois da espécie de blitz que o Cruzeiro fez. Pumita foi quem apareceu para finalizar a jogada, mas para longe do gol de Cássio. Aos 33 minutos, Matheus Carvalho fez falta violenta em Peralta e acabou levando o cartão vermelho.
Então, o fim de jogo vascaíno começou a ficar mais perigoso. Embora com um a menos, a defesa vascaína mostrou solidez. Isso porque não deu chances para os atacantes do time celeste. Pelo menos de forma contundente. O Cruzeiro, sem muitas opções, errou demais nas conclusões e no último passe. Portanto, fim de jogo e empate no Mineirão.