• Turcos saem na frente, levam empate e marcam mais duas vezes: 3 a 1
  • Seleções protagonizam um dos melhores duelos do torneio até agora
  • Goleiro georgiano vai na área tentar o empate, e Turquia faz gol no fim

Em um dos grandes jogos da Eurocopa até agora, a Turquia derrotou a Geórgia por 3 a 1, no confronto de estreia das seleções do Grupo F, em Dortmund. Muldur abriu o placar no primeiro tempo, mas Mikautadze empate nove minutos depois. Na etapa final, Arda Guler, joia do Real Madrid, fez um golaço de fora da área e deu a vantagem para os turcos. Contudo, Akturkoglu fez o terceiro gol na última jogada do confronto.

Com o resultado, então, a Turquia somou 3 pontos ao estrear com vitória na Euro 2024, e a Geórgia perdeu na primeira partida de Euro da sua história. As duas seleções aguardam, portanto, o resultado de Portugal x República Tcheca, jogo que será disputado nesta terça, para conhecerem suas posições no Grupo F.

Na próxima rodada, então, a Geórgia enfrentará a República Tcheca no sábado (dia 22 de junho), às 10h (de Brasília). Em seguida, às 13h, a Turquia jogará contra Portugal.

Como foi o jogo

Em primeiro tempo movimentado, as duas seleções criaram oportunidades de gol logo no começo. Aos poucos, contudo, a Turquia passou a dominar o confronto. Aos 24 minutos, Kadioglu cruzou, Dvali cortou apenas parcialmente, Muldur acertou uma fatiada no rebote para mandar a bola no ângulo: 1 a 0.

Arda Guler, aos 26, entrou na área pela direita, cruzou rasteiro, Kokçu chutou mal, e Yildiz mandou para o fundo da rede. Porém, o VAR usou a tecnologia e apontou impedimento milimétrico do atacante, que estava com o bico da chuteira à frente do defensor. Após o gol anulado da Turquia, aos 32, a Geórgia empatou em 1 a 1.

Depois da troca de passes, Kochorashvili entrou na área pela direita, pedalou para cima de Yildiz e cruzou rasteiro. Mikautadze, na primeira trave, bateu no contrapé de Gunok e mandou no canto esquerdo para empatar. Aliás, a seleção estreante quase virou aos 35 minutos, quando Mikautadze mandou de voleio para fora.

Na segunda etapa, mais um bonito gol da Turquia. Aos 20 minutos, Arda Guler carregou a bola da direita para o meio, finalizou de fora da área e mandou no ângulo para recolocar os turcos na frente novamente. Nos instantes finais, as seleções se alternaram no ataque, dando emoção ao jogo.

Mamardashvili salvou em cabeçada de Yazici, enquanto Kochorashvili mandou para fora e perdeu grande oportunidade de empatar. Depois, Kvaratskhelia acertou a trave em batida de falta fechada. No rebote, Akaydin bloqueou a finalização de Davitashvili com a cabeça.

Com o goleiro na área para cabecear, a Geórgia bateu o escanteio, e Gunok tirou de soco. Então, Akturkoglu puxou contra-ataque de um lado ao outro do campo, e só teve o trabalho de mandar para o gol vazio para fechar em 3 a 1, aos 51 minutos.