• Rodrygo marcou o gol da Seleção Brasileira em Curitiba
  • Brasil deixou a desejar na parte ofensiva nesta sexta-feira
  • Seleção chega aos 10 pontos e assuma a quarta posição

O Brasil venceu o Equador por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, em jogo válido pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Embora tenha quebrado uma sequência de quatro jogos sem vencer no torneio qualificatório, a Seleção Brasileira de Dorival Júnior deixou a desejar na parte ofensiva.

Os jogadores ainda não estão confortáveis no esquema e isso se refletiu em campo: lentidão e pouca intensidade. Assim, a dificuldade para criar chances ficou muito mais clara. A jogada individual de Rodrygo acabou facilitando as coisas. O atacante do Real Madrid acertou um chute colocado, aos 29 minutos, e abriu o placar. Este acabou sendo o gol da vitória.

Com o triunfo, a Seleção chegou aos 10 pontos e assumiu a quarta colocação. Na próxima terça-feira, o compromisso é contra o Paraguai, em Assunção. Já o Equador, caiu para a sexta posição com oito pontos. Em casa, na terça, os equatorianos encaram o Peru.

Gol salvador

O primeiro tempo começou com o Brasil mantendo a posse de bola no campo de ataque. Com uma postura mais defensiva, o Equador esperava o melhor momento para sair no contra-ataque. A ideia era surpreender o time brasileiro, mas isso, pelo menos nos primeiros minutos, não aconteceu. O Brasil foi soberano, sempre explorando a velocidade dos dois pontas, Vini Jr. e Luiz Henrique.

A primeira chance do Brasil foi através de uma cobrança de falta. Rodrygo cobrou direto da intermediária e Galíndez tirou a bola com um soco. Aos 21 minutos, André recebeu de costas, e deu um lindo passe para Vini Jr, nas costas da defesa do Equador, mas o atacante finalizou em cima da marcação. A Seleção, ao poucos, foi dominando as ações e criando chances.

O Brasil estava bem, mas não muito perto de fazer um gol. Até que aos 29 minutos ele saiu em jogada individual de Rodrygo. O camisa 10 pegou a bola antes da meia-lua da grande área e chutou colocado. Galíndez tentou o golpe de vista, mas a bola bateu na trave e entrou no canto direito do goleiro equatoriano. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Brasil.

Antes do fim do primeiro tempo, Rodríguez encontrou Caicedo livre. Ele finalizou por cima de Alisson, mas o goleiro brasileiro fez a defesa. Na sobra, o mesmo Caicedo chutou para o gol vazio, mas Gabriel Magalhães conseguiu tirar a bola em cima da linha e evitar o gol equatoriano.

Segundo tempo morno

A segunda etapa começou com o Brasil buscando o segundo gol. Contudo, o técnico Dorival Júnior começou a fazer mudanças no time, o que acabou descaracterizando um pouco a equipe. Somente aos 19 minutos que Vini Jr. teve uma oportunidade. Depois da jogada pela direita, o atacante do Real Madrid recuperou a bola e chutou para a defesa do goleiro equatoriano.

Com um jogo mais lento e sem muita intensidade, o time brasileiro demorou para chegar novamente. Ou seja, o segundo gol não estava claro. Entretanto, aos 27 minutos Vini conseguiu chegar em boas condições de marcar, mas adiantou muito ao driblar o goleiro equatoriano e acabou finalizando para fora. Esta foi a melhor chance do Brasil no segundo tempo.

A partir de então foi como se o time treinado por Dorival Júnior tivesse parado de jogar. Esperou o Equador tomar uma atitude, mas também era uma equipe sem velocidade. Os equatorianos assustaram apenas duas vezes em bola parada. Na primeira, em um cruzamento. Já a segunda, foi em uma falta na entrada da área, no último lance do jogo, que Medina isolou.