• Róger Guedes marcou o único gol da partida no Mineirão
  • Vitória afasta o Corinthians da zona de rebaixamento
  • Coritiba vence de virada o América-MG em casa

O Corinthians venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na noite deste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em um jogo tecnicamente fraco, valeu a bonita jogada de contra-ataque do Timão ainda no primeiro tempo, que acabou com o gol de Róger Guedes. Sem Felipão na beira do campo, o Galo ensaiou uma reação no segundo tempo, mas pecou nas finalizações. Quando acertava o gol, Cássio garantiu.

Com a vitória, o Corinthians chegou aos 15 pontos, ficando agora a quatro pontos da zona de rebaixamento, em 14º lugar. O Atlético-MG chegou ao seu quinto jogo sem vitória. Estacionou nos 20 pontos. Neste momento ocupa a 11ª colocação na competição. O Timão agora se prepara para encarar os confrontos pelos Playoffs da Copa Sul-Americana, além do confronto de volta contra o América-MG pela Copa do Brasil. O Galo encara o Goiás, na segunda-feira, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.

Primeira etapa movimentada

O primeiro tempo começou movimentado. Os dois times precisando da vitória. O Atlético-MG, vinha de quatro jogos sem vencer, enquanto o Corinthians perdeu nas duas rodadas anteriores. Ou seja, o jogo tinha tudo para ser bom. O que não ocorreu, pelo menos nos primeiros dez minutos de jogo. Os times trocaram algumas oportunidades, mas sem muito perigo.

Aos 12, a partida passou a ficar um pouco mais aberta. O Corinthians, bem postado na defesa, apostou em Yuri Alberto e Róger Guedes. Este último, quase abriu o placar. Depois de receber um bom passe, o camisa 10 do Timão, de frente para Everson, chutou rasteiro para a grande defesa do arqueiro atleticano. Dois minutos depois, a resposta. Alan Kardec recebeu de Edenílson e finalizou de dentro da área para fora.

O Galo, então, passou a pressionar o Corinthians. Igor Gomes tentou um chute do meio-campo para a fácil defesa de Cássio. Logo depois, Pavón, travado, e Paulinho, finalizaram seguidamente de dentro da área do Timão. Por sorte para o clube paulista, o lance não gerou muito perigo. Mas aos 35, Pavón fez mais uma boa jogada, driblou dois marcadores e finalizou para a ótima defesa de Cássio.

Depois da pressão atleticana veio o alívio corintiano. Yuri Alberto aproveitou um contra-ataque e tocou para Róger Guedes. O camisa 10 limpou o zagueiro e chutou de chapa, no canto esquerdo de Everson. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo do gol. Era o primeiro gol do Corinthians. Assim, as duas equipes foram para o intervalo.

Segundo tempo com tensão

O início do segundo tempo foi de pressão do Galo. O time treinado por Luiz Felipe Scolari foi em busca do empate com mais intensidade e mais tranquilidade para arrumar as jogadas. A defesa corintiana, contudo, foi bem nos lances de perigo. Com exceção do chute de Battaglia de dentro da área. Cássio fez mais uma ótima defesa e evitou o empate do Galo nos primeiros dez minutos de jogo.

A primeira saída do Timão foi em uma escapada de Yuri Alberto. Ele seguia com a bola dominada e foi derrubado por Battaglia na entrada da área. Na cobrança de falta, Róger Guedes mandou na barreira. No minuto seguinte o Galo voltou a ter o controle da partida. No entanto, o time paulista se segurava bem e entre uma jogada e outra, os minutos passavam para o desespero dos atleticanos.

Foi então que o jogo entrou em um modo mais tenso. O Galo tentava empatar, mas passou a errar tudo. O Corinthians, cansado, não conseguia mais tramar nenhum contra-ataque. Embora tenha ficado uma disputa chata, as duas equipes tinham condições de marcar. Mas não houve mais lances de perigo. Então, apito final e vitória corintiana no Mineirão.

Coritiba vence de virada o América-MG

O Coritiba venceu o América-MG por 3 a 1 na noite deste sábado, no Couto Pereira, na capital paranaense, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. No duelo de desesperados, o América-MG saiu na frente com Juninho. Mas Alef Manga, de pênalti, Robson, em uma linda jogada, e Victor Luís, no fim do jogo, marcaram para o Coxa.

Com a vitória, o time da casa deixou a lanterna e entregou para o Coelho. O Coxa chegou aos dez pontos e ocupa a 18ª colocação. Com nove pontos, o Coelho está na lanterna nos critérios de desempate, já que tem a mesma pontuação do Vasco.