- Equipe não teve dificuldades para passar pelas suíças
- Aitana (2), Redondo, Codina e Hermoso fizeram os gols
- Espanha aguarda vencedor de Holanda e África do Sul
A Espanha é a primeira seleção classificada para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina. Na madrugada deste sábado, a equipe treinada por Jorge Vilda não tomou conhecimento da Suíça e aplicou uma goleada de 5 a 1, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, em partida válida pelas oitavas de final do Mundial. A partida desde os primeiros minutos se mostrou favorável às espanholas. Com organização e ímpeto ofensivo, os gols foram saindo com naturalidade. Até mesmo o gol suíço veio de uma jogadora da Espanha.
Aitana, duas vezes, Redondo, Codina e Hermoso fizeram os gols da Espanha. E se na última rodada da fase de grupos as meninas tiveram de engolir uma derrota amarga por 4 a 0 para o Japão, então, desta vez, marcaram cinco vezes na Suíça, a única seleção que ainda não havia sofrido gols. Assim, com o resultado, as espanholas agora esperam o vencedor do confronto entre Holanda e África do Sul, que se enfrentam mais tarde.
Amasso espanhol no primeiro tempo
O primeiro tempo começou de forma arrasadora para a Espanha. Com a bola dominada e sem tomar conhecimento, as espanholas não demoraram a abrir o placar sobre as meninas da Suíça. Paralluelo cruzou da esquerda e Redondo finalizou na segunda trave. Thalmann fez grande defesa, mas a bola ainda bateu na trave. Riesen afastou no pé da espanhola, que rolou para trás. Aitana chutou para as redes. Era o primeiro gol do jogo.
O domínio da Espanha seguiu nos minutos seguintes. A Suíça se limitou a se defender. Não que fosse uma opção, mas parecia uma única alternativa, uma vez que as espanholas jogavam em um ritmo acima. Foi quando ao retomar a posse de bola para voltar a jogada e começar novamente que a Suíça empatou. Codina foi recuar para a arqueira espanhola e acabou jogando contra. Era o empate da Suíça.
Contudo, o empate em um lance infeliz não intimidou a seleção treinada por Jorge Vilda. Não demorou para a Espanha estar novamente à frente no placar. Ona Batle levantou na área. Aitana conseguiu desviar antes de Redondo colocar a cabeça e fazer o segundo gol espanhol, aos 17 minutos. Era mais um gol da Espanha que saía com facilidade.
Então, depois de ficar mais uma vez à frente no placar, Thalmann começou a trabalhar. Os ataques chegavam, principalmente com Aitana e Redondo. Mas somente aos 35 minutos, que saiu mais um gol espanhol. Paralluelo fez boa jogada e cruzou. Aitana dominou, tirou três marcadoras e marcou um golaço. Era o terceiro da Espanha. Então, o quarto veio logo depois: Teresa cobrou escanteio e Codina marcou. Era o 4 a 1.
Domínio segue na segunda etapa
O domínio espanhol seguiu na segunda etapa. Muito embora a Suíça tenha melhorado em alguns aspectos, a verdade é que as suíças jamais ameaçaram, de fato, a vaga nas quartas de final da Espanha. A imposição física e tática seguia a todo vapor. Logo nos primeiros minutos, Paralluelo obrigou Thalmann a fazer uma ótima defesa. A arqueira suíça ainda fez uma boa interceptação em um cruzamento de Aitana.
Foi então que a Suíça deu o primeiro chute em direção ao gol da Espanha. Na melhor jogada suíça na partida, Crnogorcevic deu um belo passe para Terchoun, que finalizou de primeira. Coll fez boa defesa. Cinco minutos mais tarde, a Espanha voltou a assustar com um chute de Redondo. Naquele momento do jogo, a impressão que se dava era de que a Espanha faria mais um quando voltasse a acelerar o jogo.
Assim, em mais uma jogada rápida, saiu o quinto gol espanhol. Stierli errou o passe no campo de defesa. La Roja recuperou e logo passou para frente. Hermoso recebeu na frente e, mostrando muita calma, tocou para as redes de Thalmann, que nada pôde fazer mais uma vez. Era o quinto gol da Espanha. Goleada mais do que consolidada e vaga garantida para as quartas de final.