• Alemães empatam no fim, mas levam gol de Merino no tempo extra
  • Dani Olmo abre o placar para os espanhóis, e Wirtz deixa tudo igual
  • La Roja avança na competição e espera vencedor de Portugal x França

Em jogo intenso e dramático, a Espanha derrotou a Alemanha por 2 a 1, em Stuttgart, e confirmou vaga na semifinal da Euro 2024. Aliás, o jogo foi decidido na prorrogação com gol de Merino nos instantes finais. Os alemães foram para cima nos acréscimos, mas não conseguiram o gol que levaria a decisão para os pênaltis. No tempo normal, os espanhóis largaram na frente com Dani Olmo, mas a seleção anfitriã deixou tudo igual com Wirtz. A Alemanha, portanto, foi eliminada nas quartas de final pela primeira vez em sua história. Além disso, se tornou o primeiro país-sede da competição a cair nesta fase do torneio.

Agora, a Espanha aguarda o vencedor do confronto entre Portugal e França, que jogam nesta sexta, às 16h (de Brasília). A semifinal será disputada na terça-feira (dia 9 de julho), também às 16h.

Como foi o primeiro tempo

Jogando contra a seleção anfitriã e sua torcida, a Espanha impôs o seu ritmo, teve um pouco mais de posse de bola e criou as melhores oportunidades do primeiro tempo. Com a lesão de Pedri logo no começo da partida (após entrada de Toni Kroos), Dani Olmo entrou para tomar conta do meio e campo e acionar os pontas Lamine Yamal e Nico Williams.

Os dois, aliás, buscaram os espaços para avançar diante da zaga alemã. O goleiro Neuer precisou fazer mais defesas ao longo dos primeiros 45 minutos. Com Sané e Musiala pouco inspirados, a Alemanha quase não conseguiu assustar a meta de Unai Simón.

Como foi o segundo tempo

A Espanha começou no ataque e assustou em finalização de Morata, que recebeu de Yamal, girou e finalizou por cima. Aos 6 minutos, então, saiu o gol da La Roja. Yamal recebeu de Morata, encarou Raum e serviu Dani Olmo na entrada da área. O camisa 10 chegou batendo de primeira e colocou no cantinho de Neuer, que não alcançou a bola: 1 a 0.

Atrás no placar, Alemanha se lançou ao ataque, principalmente do meio para o fim da etapa. Aos 24, Havertz ajeitou de cabeça, Fullkrug fez a parede, e Andrich bateu para a defesa de Unai Simón. Depois disso, aos 31, Wirtz escapou em velocidade pela direita e cruzou rasteiro Fullkrug se jogou na bola, ganhou de Nacho e finalizou no pé da trave esquerda.

Sete minutos depois, Unai Simón cobrou tiro de meta muito mal e deu no pé de Havertz, que tentou por cobertura, mas mandou por cima do gol. Aliás, a Espanha estava garantindo a vaga na semifinal até os 43 minutos do segundo tempo.

Após sofrer muita pressão dos alemães, a defesa espanhola não resistiu e viu a seleção da casa empatar o jogo. Mittelstadt cruzou da ponta esquerda para dentro da área, Kimmich ganhou de Cucurella e tocou para trás. Wirtz finalizou de primeira e a bola ainda bateu na trave antes de entrar: 1 a 1.

Como foi a prorrogação

Espanha, com Oyarzabal, e Alemanha, com Wirtz, chegaram muito perto de marcar uma vez no tempo extra das quartas de final. As duas tentativas saíram pela linha de fundo, quase balançando as redes dos dois gols. Aos 2 da etapa final da prorrogação, Fullkrug ajeitou de peito e Musiala chutou forte. A bola bateu no braço de Cucurella, mas o árbitro alegou que ela estava junto ao corpo. Aos 11minutos, por pouco não saiu o gol alemão. Kimmich cruzou da direita, Fullkrug deu leve desvio de cabeça, e o goleiro fez linda defesa.

No apagar das luzes, aos 13 minutos, a Espanha fez o gol da classificação. Dani Olmo cruzou da esquerda para dentro da área, Merino subiu livre nas costas de Rudiger e cabeceou no canto direito de Neuer, que ficou só olhando: 2 a 1. Na última tentativa da Alemanha, Fullkrug cabeceou livre, mas mandou a bola à direita do gol. Uma partida de tirar o fôlego, e os espanhóis avançaram às semifinais da Euro 2024.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial