• La Roja larga bem no Grupo B ao ganhar por 3 a 0
  • Morata, Fabián Ruiz e Carvajal fazem os gols do jogo
  • Unai Simón defende o pênalti cobrado por Petkovic

A Espanha superou a Croácia por 3 a 0 na estreia do Grupo B da Euro 2024 e saiu em vantagem na busca pela liderança na primeira fase da competição. Morata, Fabián Ruiz e Carvajal marcaram os gols da La Roja ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro Unai Simón pegou cobrança de pênalti de Petkovic e manteve o resultado.

Com o resultado, então, a Espanha largou na liderança do Grupo B, enquanto a Croácia ficou na lanterna. As duas seleções aguardam o jogo entre Itália e Albânia para saberem como a classificação ficará definida após a primeira rodada.

Na próxima rodada, aliás, a Croácia enfrenta a Albânia na quarta-feira (dia 19), às 10h (de Brasília). Na quinta-feira (20), às 16h, Espanha e Itália medem forças em clássico do futebol mundial.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, a Croácia controlou a posse de bola após começo melhor da Espanha. Porém, levou duro golpe aos 28 minutos. Rodri ajeitou para Fabián Ruiz no círculo central, e o camisa 8 deu grande passe em profundidade. Morata arrancou, saiu cara a cara com Livakovic e bateu de canhota para fazer 1 a 0.

Três minutos depois, Fabián Ruiz recebeu de Pedri na meia-lua, deu lindo corte em Modric, limpou Brozovic e finalizou rasteiro de canhota. A bola entrou no cantinho esquerdo: 2 a 0, em um golaço.

A Croácia, aliás, criou oportunidades, mas Unai Simón pegou tentativa de Brozovic, e Majer e Gvardiol erraram o alvo nas finalizações. Na última jogada da etapa, aos 46, a Espanha ampliou o placar. Lamine Yamal cruzou fechado após cobrança curta de escanteio, e Carvajal desviou de carrinho na pequena área, totalmente livre: 3 a 0.

O segundo tempo foi morno, com a La Roja administrando a vantagem construída. A Croácia, por outro lado, teve uma chance de diminuir o placar, aos 34 minutos, quando Rodri fez pênalti em Petkovic. O volante espanhol se livrou de receber o cartão vermelho por parar oportunidade clara sem disputar a bola.

Na cobrança, o próprio Petkovic chutou cruzado, Unai Simón espalmou, Perisic pegou o rebote e tocou no meio para o centroavante marcar. O VAR, entretanto, indicou que Perisic invadiu a área no momento da batida e anulou o gol croata. A Espanha segurou o 3 a 0 e comemorou a grande vitória na estreia pela Eurocopa.