- Atacante Oyarzabal entra no lugar de Morata e marca o gol do título
- Nico Williams abre o placar para os espanhóis, e Cole Palmer empata
- Seleção espanhola se desloca da alemã ao alcançar quatro conquistas
Em jogo com emoção até o fim, a Espanha venceu a Inglaterra por 2 a 1, conquistando o título da Euro 2024. No Estádio Olímpico de Berlim, Nico Williams inaugurou o marcador no início do segundo tempo, enquanto Cole Palmer deixou tudo igual no jogo. Aos 41 minutos, Oyarzabal, que saiu do banco de reservas, marcou o gol da vitória espanhola na decisão deste domingo.
Portanto, a seleção espanhola conquistou o quarto título de Eurocopa de sua história, tendo levantado a taça nos anos de 1964, 2008, 2012 e 2024. A Roja, então, se tornou a maior vencedora da competição, superando a tricampeã Alemanha.
Campanha perfeita dos espanhóis
Além disso, a Espanha chegou ao título com 100% de aproveitamento. A equipe comandada por Luis de la Fuente ganhou os setes jogos que disputou na Euro 2024. Ou seja, algo inédito desde que a competição passou a ter 24 seleções na disputa.
Na campanha, a Espanha passou por quatro campeãs mundiais, sendo três delas no mata-mata. A Itália foi derrota pela La Roja ainda na fase de grupos. Nas oitavas de final, os espanhóis venceram a Alemanha, passaram pela França nas semifinais e derrotaram a Inglaterra na decisão.
Aliás, a Espanha fechou a edição da Euro com o maior número de prêmios individuais da final. Afinal, o volante Rodri, de 28 anos, foi eleito o craque da competição, enquanto Lamine Yamal, de apenas 17 anos (completados um dia antes da decisão), levou o troféu de melhor jovem jogador.
Pelo lado inglês, permaneceu o jejum de títulos que já dura desde 1966. A Inglaterra, aliás, nunca ganhou a Eurocopa e amargou o segundo vice-campeonato seguido do torneio.
Como foi o primeiro tempo
No primeiro tempo, o jogo foi equilibrado no Estádio Olímpico de Berlim. As seleções, contudo, foram com o placar zerado para o intervalo da decisão. Com muitas disputas de bola e poucas finalizações, os goleiros das duas equipes quase não trabalharam. Afinal, das sete conclusões a gol, só uma foi em direção à meta. As demais tentativas saíram sem perigo ou foram bloqueadas pelos defensores.
A Espanha teve mais posse de bola e explorou as jogadas pelos lados do campo, principalmente com os atacantes Nico Williams e Lamine Yamal. Porém, a La Roja esbarrou na boa participação da defesa adversária. A Inglaterra, por sua vez, ficou menos com a bola e teve a melhor chance. Foden aproveitou cobrança de falta na área e bateu de primeira de canhota para a defesa de Unai Simón, nos acréscimos.
Como foi o segundo tempo
Na etapa final, a seleção espanhola balançou a rede aos 2 minutos. Carvajal tocou de primeira para Yamal, que passou por dois marcadores e tocou para Nico Williams na área. O camisa 17, então, bateu de primeira no canto esquerdo de Pickford: 1 a 0.
A Inglaterra tentou responder com Bellingham, que recebeu de Saka, girou diante da marcação e finalizou de fora da área à direita do gol de Unai Simón. Minutos depois, a Espanha assustou de novo. Dani Olmo tocou na meia direita para Yamal, que limpou a marcação de Shaw e bateu rasteiro. Pickford fez grande defesa no canto direito e evitou o segundo gol espanhol.
Aos 27, no entanto, a seleção inglesa conseguiu o empate em uma bela trama ofensiva. Saka avançou pela direita, encarou a marcação e tocou para Bellingham. Na área, o camisa 10 ajeitou, e Cole Palmer finalizou rasteiro da meia-direita. A bola entrou no canto direito de Unai Simón, que não conseguiu defender. Ficou tudo igual na decisão: 1 a 1. Curiosamente, Palmer havia acabado de entrar no lugar de Mainoo.
Aos 36 minutos, outra chance da Espanha. Nico Williams ajeitou para Dani Olmo, que errou o domínio da bola, mas deixou para Yamal. O jovem bateu de canhota e parou em mais uma defesa do goleiro inglês. O gol do título saiu aos 41 minutos. Dani Olmo tocou para Oyarzabal, que achou Cucurella na esquerda. O lateral cruzou rasteiro, e o atacante da Real Sociedad se antecipou ao marcador para completar na saída de Pickford: 2 a 1.
Nos acréscimos, os ingleses tiveram duas chances para empatar: Rice cabeceou para defesa de Unai Simón, e, depois, Dani Olmo salvou de cabeça em cima da linha o cabeceio de Guéhi. A Espanha segurou o resultado e garantiu o título.
Próximos jogos das seleções
Os próximos compromissos das duas seleções serão só em setembro, pela Liga das Nações. A Espanha está na Liga A e estreia contra a Sérvia, fora de casa, defendendo o título. A Inglaterra, porém, disputa a Liga B e começa diante da Irlanda, também como visitante.