• Hermoso (2), Redondo (2) e Teresa marcaram para a Espanha
  • Alexia Putellas começa jogando e mostra que está recuperada
  • Espanha é líder do Grupo C e está classificada para as oitavas

A Espanha não tomou conhecimento da fraca seleção da Zâmbia e aplicou uma goleada de 5 a 0 na manhã desta quarta-feira, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, em partida válida pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo Feminina. Assim, com uma equipe muito melhor, a Espanha soube tranquilizar a partida no momento certo. Foram dois gols no início, que deixaram o time de Jorge Vilda com a classificação na mão.

Teresa Abelleira abriu o placar logo no início. A melhor jogadora do mundo por duas vezes, Alexia Putellas cruzou na cabeça de Hermoso, que ampliou o marcador. No segundo tempo, Redondo marcou o terceiro. Em seguida, mais um gol de Hermoso. Redondo no fim, fechou o marcador. Com a vitória, a Espanha assumiu a liderança do Grupo C e se classificou para as oitavas de final do Mundial.

Gols rápidos e tranquilidade

O primeiro tempo começou com tudo para a Espanha. Depois de tanto fazer mistério, o técnico Jorge Vilda escalou Alexia Putellas desde o início. E a duas vezes melhor do mundo e jogadora do Barcelona não fez feio. A primeira finalização veio aos quatro minutos, com Paralluelo. Sakala cortou um cruzamento e a espanhola chutou de primeira para fora.

Logo depois, foi a vez das africanas assustarem a arqueira da Espanha, com Barbra Banda. Ela avançou sozinha, driblou duas adversárias e chutou para o gol. Misa fez a defesa de forma tranquila. Um minuto depois, saiu o gol da Espanha. Aos oito, a seleção espanhola fez uma ótima troca de passe e a bola chegou em Teresa. Ela encheu o pé e marcou um lindo gol na manhã de quarta-feira.

Cinco minutos depois, então, a meio-campo e estrela da Espanha deu o ar de sua graça. Alexia Putellas avançou livre pela esquerda e cruzou na cabeça de Hermoso. A camisa 10 da seleção do Velho Continente não deu chances para Sakala. Era o segundo gol da Espanha, que ali já encaminhava a vitória e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.

A partir daí, a seleção do técnico Jorge Vilda soube dosar a carga física para as melhores condições no ataque. Aitana chegou duas vezes com perigo ao gol de Sakala. Hermoso fez mais um, mas a arbitragem assinalou impedimento dela mesmo. Seria o terceiro gol da partida, o segundo da camisa 10 da Espanha. Assim, o jogo seguiu 2 a 0 e os times foram para o intervalo.

Segundo tempo virou goleada

A segunda etapa seguiu o mesmo protocolo do primeiro. A diferença é que os gols não saíram no início. E não foi por falta de tentativa. Então logo nos primeiros minutos, Aitana obrigou a goleira Sakala a fazer grande defesa em dois tempos. Mariona foi outra jogadora e finalizou. Dessa vez de cabeça, mas a bola foi para a linha de fundo. A primeira parte da etapa complementar foi mais equilibrada.

Assim, na medida em que os minutos iam passando, a Espanha levava cada vez mais perigo. A impressão que se deu era que as espanholas marcariam mais gols, quando acelerassem mais o jogo E foi o que aconteceu. Redondo recebeu lindo lançamento, passou pela zagueira da Zâmbia, Sakala saiu e também ficou para trás. Com o gol vazio, a atacante espanhola só empurrou para as redes. Era o terceiro gol espanhol.

Então, aproveitando o embalo, Hermoso recebeu na área e marcou o seu segundo gol. Contudo, ela teve de esperar para comemorar, pois o VAR teve de analisar o lance após ter sido invalidado pela arbitragem. Gol confirmado, e era o quarto da Espanha, o segundo de Hermoso. O quinto gol não demorou muito a sair. Em mais um lance de Redondo. A camisa 17 recebeu da esquerda, limpou a zagueira e finalizou bonito: 5 a 0.

A goleada já estava consolidada, mas a Espanha mostrou respeito e organização. Além de tudo, então, vontade para buscar mais gols. Hermoso tentou mais uma vez e acertou a trave de Sakala. A Zâmbia teve a única chance do segundo tempo com Babra Banda, que chutou cruzado e a bola passou perto do gol de Misa. E foi só. Goleada da Espanha e classificação.