• Lamine Yamal faz golaço e Dani Olmo garante a virada espanhola: 2 a 1
  • Kolo Muani faz o gol da seleção francesa, que cai na semifinal da Euro
  • Espanhóis encaram na final a vencedora do jogo Holanda x Inglaterra

A Espanha confirmou o grande momento e derrotou a França por 2 a 1, de virada, na Allianz Arena, pela semifinal da Euro 2024. Kolo Muani, de cabeça, após um cruzamento de Mbappé, abriu o placar no início do jogo. Contudo, Lamine Yamal, em belo chute, e Dani Olmo, em jogada individual, viraram a partida em quatro minutos e colocaram a seleção na decisão da competição.

Com três títulos de Eurocopa, a Espanha vai atrás do tetracampeonato e espera o confronto entre Holanda e Inglaterra, que jogam nesta quarta (dia 10), às 16h (de Brasília), para conhecer a sua adversária na decisão. A final está marcada para o domingo (14), às 16h, no Olímpico de Berlim.

Apontada como uma das seleções favoritas ao título da Euro 2024, a França se despediu da competição com uma campanha aquém do esperado. Ou seja, pressão para cima do técnico Didier Deschamps e do atacante Mbappé e dos seus companheiros de seleção.

Como foi o jogo

Em primeiro tempo agitado, a Espanha começou melhor na partida, mas perdeu chance aos 4 minutos. Nico Williams cruzou de trivela da esquerda, Lamine Yamal reaproveitou do lado direito e fez novo levantamento. Fabián Ruiz subiu livre na segunda trave e cabeceou por cima. Em lance bem parecido, a França foi eficaz e abriu o placar na sua primeira chegada, aos 8 minutos.

Mbappé recebeu virada de jogo de Dembélé na esquerda, dominou na lateral da área, levantou a cabeça e cruzou na medida. Kolo Muani se movimentou nas costas de Laporte, cabeceou sozinho na pequena área e mandou para o fundo da rede: 1 a 0. A La Roja não se abateu, marcou duas vezes em cinco minutos e virou o jogo em grande estilo.

Aos 20 minutos, Yamal chutou colocado da intermediária, a bola encobriu Maignan, tocou na trave direita, perto do ângulo, e entrou: 1 a 1. Quatro minutos depois do golaço da joia espanhola, o mais novo a marcar na história da Eurocopa, Dani Olmo aproveitou rebote de Saliba, cortou Tchouaméni e bateu cruzado para virar a partida. Koundé ainda tentou evitar o gol, mas desviou contra a própria meta: 2 a 1. Inicialmente, a Uefa deu o gol contra do francês, mas depois creditou a favor do camisa 10 espanhol.

Na segunda etapa, a Espanha reduziu o ritmo do jogo e administrou o resultado, enquanto a França buscou o gol de empate. No entanto, pecou nas finalizações e não ofereceu perigo à meta do goleiro Unai Simón. Mbappé ainda teve uma grande oportunidade de marcar, mas exagerou na força e acabou mandando por cima do travessão. A La Roja avançou à grande final da Euro 2024.