• Dinamarca abre o placar com Eriksen, mas cede o empate no segundo tempo
  • Equipes começam a caminhada no torneio com apenas um ponto ganho
  • Dinamarca e Eslovênia voltam a campo no dia 21 contra Inglaterra e Sérvia

Dinamarca e Eslovênia abriram o Grupo C na tarde deste domingo, na Arena Stuttgart, na cidade de mesmo nome, na Alemanha. Em campo, os dois times fizeram seus jogos com estratégias pragmáticas e acabaram no empate em 1 a 1, em jogo válido pela chave que ainda tem Inglaterra e Sérvia (que se enfrentam ainda hoje).

Eriksen abriu o placar logo aos 16 minutos de jogo após uma ótima jogada de Wind. Contudo, os campeões da edição de 1992 não tiveram forças para marcar mais vezes. No segundo tempo, Janza contou com o desvio na defesa para fazer o gol de empate. Então, com o resultado, os dois times começaram a campanha na Euro-2024 com um ponto ganho. Na próxima quinta-feira, a Dinamarca encara a Inglaterra na Arena Frankfurt. Enquanto isso, os eslovenos pegam a Sérvia, em Munique.

Dinamarca sai na frente

O primeiro tempo começou com os dois times equilibrados. Com uma seleção mais forte, os dinamarqueses começaram a tomar conta do meio-campo e a criar situações de gol. Embora de forma tímida ainda. Christensen e Kristiansen tentaram surpreender o forte goleiro Oblak, do Atlético de Madrid, mas as tentativas, no início do jogo, não foram eficazes.

Foi então que Sesko chegou com a Eslovênia pela primeira vez no jogo. A jogada trabalhada pelo ataque esloveno, caiu no pé de Sesko. Contudo, em sua primeira chegada, a bola foi para fora. Foi então que a Dinamarca, em uma jogada ensaiada, chegou ao primeiro gol: após cobrança de lateral, Wind deixou com Eriksen, que chutou cruzado e abriu o placar. Assim, os dinamarqueses levaram a vantagem para o segundo tempo.

Segundo tempo teve o empate

O segundo tempo começou conforme o primeiro. Os times se estudando, mas com um pouco mais de pressa, pelo menos do lado da Eslovênia, que estava perdendo o jogo. Contudo, nos primeiros 15 minutos, nada ocorreu. As equipes concentraram o jogo no meio-campo e a partida se tornou um pouco mais faltosa. O árbitro ainda advertiu jogadores com o cartão amarelo, um de cada time.

Mas o jogo com essa característica não durou muito tempo. Aos poucos a Eslovênia foi mandando no jogo e tomando conta das ações. Assim, depois de insistir, mesmo de forma moderada, saiu o empate aos 31 minutos. Após o cruzamento da direita, a bola chegou em Janza, que pegou de primeira. A bola ainda bateu em Vestegaard antes de entrar no canto esquerdo de Schmeichel.

Embora ainda tenha tentado, principalmente com Hjulmand, a Dinamarca ficou devendo. Ao finalizar sem forças contra um goleiro considerado um dos melhores do mundo. Então, o empate acabou ficando de bom tamanho para o que as duas seleções apresentaram durante os 90 minutos.

Holanda vence de virada

A Holanda fez muita força para vencer o seu primeiro jogo na Eurocopa de 2024. Jogando no Wolkspark, estádio onde o tradicional clube Hamburgo SV manda seus jogos, os holandeses venceram a Polônia por 2 a 1, de virada, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo D da Euro. Com uma ótima atuação de Aké, lateral do poderoso Manchester City, a equipe laranja marcou com Gakpo e Weghorst. Buksa, substituto de Lewandowski, fez o gol dos poloneses.

Com a vitória, a Holanda largou na frente nesta chave, que ainda conta com França e Áustria. Na próxima rodada, a equipe dos Países Baixos encara a França, em Leipzig, e a Polônia pega a Áustria, no Estádio Olímpico de Berlim.