• Seleção portuguesa sai atrás, mas arranca virada por 2 a 1
  • Diogo Jota e Francisco Conceição lideram reação lusitana
  • Cristiano Ronaldo e Pepe conseguem recordes na partida

Com gol nos acréscimos da partida, Portugal venceu a República Tcheca de virada por 2 a 1, na estreia pelo Grupo F da Euro 2024. Após a primeira etapa sem gols, os tchecos saíram em vantagem com um golaço de Provod. Depois, a seleção lusitana empatou com um gol contra e marcou o segundo no fim do jogo, com Francisco Conceição.

Com o resultado, portanto, Portugal chegou aos 3 pontos e ficou no 2º lugar do Grupo F, atrás da Turquia por conta do saldo de gols (2 contra 1). Pelo mesmo motivo, a República Tcheca acabou à frente da lanterna Geórgia ao final da primeira rodada.

Além disso, a partida entre Portugal e República Tcheca marcou dois novos recordes para a história da Eurocopa. O atacante Cristiano Ronaldo se tornou o único jogador a disputar seis edições do torneio e o zagueiro Pepe agora é o atleta de linha mais velho a jogar o torneio continental.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o jogo foi praticamente um ataque contra defesa. Sem conseguir sair do próprio campo, a República Tcheca aceitou o papel defensivo, fez a retranca e se segurou lá atrás durante os 45 minutos iniciais.

Portugal abusou dos cruzamentos na área para tentar encontrar Cristiano Ronaldo. Aliás, uma das principais chances da partida até agora saiu dos pés de CR7, que recebeu por baixo dentro da área, girou e finalizou para a grande defesa do goleiro Stanek. Vitinha também perdeu chance batendo da intermediária.

No segundo tempo, os tchecos se soltaram um pouco mais e buscaram o ataque. Em uma das investidas, Provod acertou belo chute colocado e cruzado, de primeira, da entrada da área, para fazer 1 a 0, aos 16 minutos. Sete minutos depois, os portugueses empataram a partida.

Vitinha cruzou para a segunda trave Nuno Mendes subiu bem e cabeceou para baixo. O goleiro Stanek espalmou para frente, a bola bateu na canela de Hranac e entrou: 1 a 1. Portugal aumentou a pressão e chegou a marcar aos 41 minutos, mas não valeu. Cristiano Ronaldo cabeceou na segunda trave, a bola quicou e bateu na trave. No rebote, Diogo Jota completou de cabeça, mas estava em impedimento.

O gol da virada, então, saiu aos 47 minutos. Pedro Neto recebeu na ponta esquerda, deixou Coufal para trás e cruzou rasteiro. Hranac falhou feito ao tentar cortar e deixou a bola de graça para Francisco Conceição, que bateu por baixo do goleiro: 2 a 1. O autor do gol da vitória portuguesa havia entrado em campo dois minutos antes.

Próximos jogos

Na próxima rodada, então, a República Tcheca enfrentará a Geórgia no sábado (dia 22), às 10h (de Brasília). Depois disso, às 13h, Portugal jogará contra a Turquia, em duelo que vale a liderança do Grupo F.