• Inglaterra, no entanto, vai ser o principal país desta sede conjunta
  • Uefa define ainda que Itália e Turquia receberão a edição de 2032
  • A edição do ano que vem, vale lembrar, acontecerá na Alemanha

Desde já, vamos falar sobre a Eurocopa. Afinal, a Uefa anunciou nesta terça-feira que Irlanda e Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) serão as sedes da edição de 2028. Além disso, ficou definido que Turquia e Itália abrigarão o torneio em 2032.

Sendo assim, a Uefa confirmou a tendência de sedes conjuntas nas suas competições. A Eurocopa de 2024 vai ser realizada na Alemanha, após a edição de 2020 (comemorativa pelos 60 anos do torneio) ser espalhada por todo o continente. Antes, em 2008, Áustria e Suíça foram sedes da Euro, e, Polônia e Ucrânia, em 2012.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, a Inglaterra será o principal país da sede conjunta, com cinco cidades recebendo jogos ao longo do torneio. Entre elas, Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester e Newcastle. Belfast receberá os jogos na Irlanda do Norte; Glasgow, na Escócia; Cardiff, no País de Gales; e Dublin, na Irlanda.

Contudo, a Uefa ainda não definiu as cidades-sede da Euro 2023. Itália e Turquia já apresentaram 20 palcos para os jogos. Posteriormente, a entidade anunciará os dez estádios escolhidos, em outubro de 2026, sendo cinco por país.

Portanto, com a escolha do Reino Unido, a Eurocopa deve voltar a receber uma final no mítico Estádio de Wembley. Em 2021, a última edição aconteceu em Londres, com a Inglaterra perdendo para a Itália nos pênaltis.