• Volante perde a bola dentro da área e define a partida
  • Luiz Henrique completou para o gol após lance com Gregore
  • Botafogo chega aos 56 pontos e abre seis do vice-líder

O Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um lance no fim do jogo acabou definindo a partida. Foi quando Felipe Melo perdeu a bola para Gregore dentro da área tricolor. O volante botafoguense passou para Luiz Henrique marcar o único gol do jogo.

O gol caiu do céu para o líder do Brasileirão. Isso porque o jogo se encaminhava para o 0 a 0 depois de bons lances durante os 90 minutos. Na verdade, a entrada de Felipe Melo no jogo foi outro lance fruto do acaso: Nonato estava em campo quando acabou se chocando com Marçal e precisou sair de ambulância. Foi então que Felipe Melo entrou no jogo, na substituição extra que existe em casos deste tipo.

O gol e, posteriormente a vitória, colocou o Botafogo ainda mais líder do campeonato e devolveu o Tricolor das Laranjeiras à zona de rebaixamento. Enquanto o Glorioso chegou aos 56 pontos, abrindo seis de vantagem para o Palmeiras, vice-líder, o Fluminense tem 27 e está na 18ª posição. Os dois times agora dão uma pausa no Brasileirão e definem os destinos na Copa Libertadores.

O Botafogo vai até o Morumbis encarar o São Paulo. Quem vencer segue para as semifinais. Já o Fluminense tem a vantagem do empate contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, na Arena MRV. Pelo Brasileiro, o Glorioso pega o Grêmio, no próximo sábado, no Mané Garrincha, em Brasília. O Fluminense vai até o Antônio Accioly, em Goiânia, no domingo, jogar contra o lanterna Atlético-GO.

Primeiro tempo movimentado

O primeiro tempo começou com o Botafogo pressionando o Fluminense. Como era de se esperar, a equipe líder do Campeonato Brasileiro não deixou o Tricolor das Laranjeiras respirar. Entretanto, o mandante foi o primeiro a chegar com perigo. Aos sete minutos, depois da jogada pela direita, a bola chegou em Germán Cano, que de primeira, finalizou para a defesa de John. Era a primeira chegada tricolor na noite de sábado.

A jogada do Fluminense não assustou o time alvinegro. Isso porque um minuto depois, Matheus Martins chegou na cara do gol de Fábio. Na finalização, o goleiro tricolor fez grande defesa. Tiquinho Soares pedia na marca do pênalti, mas o atacante do Glorioso preferiu finalizar. Minutos depois, Matheus apareceu para tentar completar um cruzamento, mas sem sucesso.

A partir de então, o jogo caiu o ritmo e ficou concentrado no meio campo. O Botafogo esteve irreconhecível, sem a pressão que costuma fazer em seus adversários. O Fluminense esperava a equipe treinada por Artur Jorge, mas não conseguia emplacar nenhum contra-ataque. Alguns lances ríspidos e sem jogadas de perigo nas áreas adversárias.

A partir dos 30 minutos, o Fluminense subiu as linhas e começou a jogar no campo do Botafogo. Naquele momento, o Glorioso começou a se defender e John passou a trabalhar. Aos 33 minutos, Arias finalizou para a defesa do goleiro. Samuel Xavier e Marcelo também finalizaram para o gol adversário, mas sem sucesso, mantiveram o empate no placar.

Segundo tempo equilibrado

O Botafogo começou melhor o segundo tempo. Logo aos dois minutos, Luiz Henrique recebeu um lançamento em profundidade e saiu cara a cara com Fábio. Na finalização, tentou um toque por cobertura que Fábio interceptou e fez grande defesa. Foi a primeira chance do jogo em seu segundo tempo. O Glorioso começou a apertar o Fluminense logo no início da segunda etapa.

Foi então que aos 10 minutos, Fábio teve de trabalhar mais uma vez. Depois da jogada em velocidade, o camisa 9 do Glorioso tentou o chute e a bola bateu em Manoel. Fábio já estava caindo para o outro lado, mas conseguiu voltar e fazer a defesa e colocar para escanteio. Mais uma ótima defesa do goleiro tricolor no clássico.

Minutos depois, foi a vez do Fluminense fazer o goleiro do Botafogo trabalhar. Depois da boa jogada de Serna pelo lado esquerdo, o cruzamento chegou pelo chão para Germán Cano. O artilheiro argentino finalizou de primeira e John fez grande defesa, colocando para escanteio. Os dois times passaram a jogar mais em busca do gol, embora o segundo tempo tenha deixado a desejar.

Mas as coisas começaram a mudar na parte final do jogo. O Fluminense fez a sua última mexida, a entrada de Nonato. Mas o volante se machucou em seguida, ao se chocar com Marçal. Como foi choque envolvendo a cabeça, o árbitro autorizou mais uma substituição. Felipe Melo entrou no jogo. O confronto já estava se encaminhando para o fim, quando o volante acabou se tornando o protagonista.

Botafogo marca no fim

Assim, nos momentos finais, o camisa 30 recebeu um passe dentro da área, tentou voltar, mas Gregore o pressionou e roubou a bola. Ao dividir com Fábio, o volante botafoguense conseguiu passar para Luiz Henrique, livre de marcação, fazer o gol da vitória do líder do Brasileirão. Sem tempo para mais nada, o Botafogo somou mais três pontos e abriu vantagem na ponta.