• Chile tentava assumir a vaga na Copa do Mundo de 2022
  • Há polêmica em relação à nacionalidade do lateral-direito
  • Equador corria o risco de perder pontos nas Eliminatórias

Antes de mais nada, vamos falar sobre as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022. Isso porque o Comitê Disciplina da Fifa decidiu encerrar o processo instaurado contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) pela escalação do lateral-direito Byron Castillo. As informações são do site “Globo Esporte”.

– Depois de analisar as alegações de todas as partes interessadas e considerar todos os elementos apresentados, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o processo instaurado contra a FEF – afirmou a Fifa, nesta sexta-feira.

Segundo o Ge, a decisão da Fifa vem após cerca de um mês de investigação. No entanto, o caso de Byron Castillo cresceu de importância nos últimos meses. Afinal, a federação chilena de futebol (ANFP) entrou em maio com uma ação junto à Comissão de Disciplina da Fifa. O objetivo seria assumir a vaga do Equador no Mundial do Catar. Ainda cabe recurso à decisão no Comitê de Apelação da Fifa, e a ANFP promete recorrer.

Além disso, a federação chilena sustentou que houve o uso de certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade da parte do lateral-direito. Assim, a ANFP apresentou no dia 6 de junho documentos que comprovariam a nacionalidade colombiana do jogador.

Então, advogados mostraram certidões de nascimento e de batismo do atleta registradas em Tumaco, na Colômbia, em 1995. Ou seja, as fichas oficiais do jogador mostram que ele nasceu em 1998, em General Villamil, Equador.

Chile queria que o Equador perdesse pontos nas Eliminatórias

Além disso, a federação chilena de futebol afirmou que uma comissão investigadora da federação equatoriana concluiu que Castillo era colombiano. Sendo assim, a entidade detectou isso depois de observar possíveis irregularidades existentes em registros de jogadores do Equador.

Por conta disso, o Chile demandou que a seleção equatoriana perdesse os pontos dos oito jogos das eliminatórias que Castillo participou. E mais: que os adversários ganhassem os três pontos. Isso levaria a seleção chilena à quarta posição na competição e, consequentemente, à Copa no Catar.

A seleção do Equador está no Grupo A da Copa do Mundo de 2022, junto do Catar, Holanda e Senegal. A estreia será no dia 21 de novembro, contra os donos da casa.