• Conmebol divulgou o local da decisão nesta quarta
  • Problemas nas últimas edições motivaram a decisão
  • Montevidéu será palco da decisão da Sul-Americana

A Conmebol, entidade máxima do futebol na América do Sul, bateu o martelo nesta quarta-feira: A final da Copa Libertadores de 2023 será no Maracanã, no Rio de Janeiro. A decisão está marcada para o próximo dia 11 de novembro. Já a decisão da Copa Sul-Americana será em Montevidéu, no Uruguai. Contudo, o estádio desta partida, marcada para o dia 28 de novembro, ainda não foi definido.

As últimas três decisões envolvendo brasileiros (Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020) foram um dos motivos que pesaram a favor do Maior do Mundo. Outro fator importante que a entidade considerou, foi a dificuldade de locomoção dos brasileiros para acompanharem pelo estádio os jogos decisivos. Principalmente em Lima (2019), e Guayaquil (2022).

Vale lembrar que o Maracanã já foi palco da decisão da Copa Libertadores. Isso aconteceu na edição de 2020, que foi disputada em 2021 por conta da pandemia de Covid 19. Entretanto, naquela ocasião, apenas oito mil pessoas, entre autoridades e convidados puderam acompanhar a final disputada entre Palmeiras e Santos. O Verdão venceu por 1 a 0 e conquistou o troféu mais cobiçado das Américas.

Assim, no caso da Copa Sul-Americana, o Brasil também estava no páreo. Vale frisar que a final da competição do ano passado seria em Brasília, mas a Conmebol transferiu para Córdoba, na Argentina. As proximidades das eleições brasileiras pesaram para a mudança de local. Embora tenha se candidatado para sediar a decisão dos dois torneios, o Brasil “perdeu” a Sul-Americana para Montevidéu.