Agora é oficial. O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira, a contratação do técnico Paulo Sousa, de 51 anos. A confirmação do clube aconteceu após o português conseguir definir sua saída da seleção polonesa.
Vale lembrar que Paulo Sousa estava acertado com o Rubro-Negro desde domingo. Porém o anúncio dependia da sua rescisão de contrato com a Federação Polonesa, que iria até a repescagem para a Copa do Qatar.
Além disso, em vídeo divulgado pelo Flamengo, Paulo Sousa deixou uma mensagem para a torcida. Agora, o treinador chegará ao Rio de Janeiro com contrato assinado até o fim de 2023 e acompanhado de seis auxiliares.
Segundo o Globo Esporte, para ficar livre de seu compromisso com a Polônia e acertar com o Flamengo, Paulo Sousa fez valer a cláusula de rescisão unilateral e desembolsou cerca de 300 mil euros (R$ 2 milhões).
– Alô, Brasil! Esta é uma mensagem para a maior torcida do mundo. Faço com muito orgulho e satisfação representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de trabalharmos muito para dar alegrias, títulos e aproximarmos mais de 40 milhões de torcedores em torno do time. Jogaremos juntos. Saudações rubro-negras – declarou Paulo Sousa.
Treinador fala sobre elenco: “Todos serão necessários”
Então, depois do anúncio oficial do Flamengo nas redes sociais, Paulo Sousa deu entrevista para o site “Poder 360”. Assim, o treinador falou a expectativa de trabalhar com o elenco rubro-negro na próxima temporada. Afinal, o grupo ainda tem como base o time que conquistou o bicampeonato brasileiro e a Copa Libertadores.
– Todos os jogadores vão ser muito importantes. A temporada é longa, com muitos jogos. Claro que vários jogadores se destacaram nos últimos anos e vão se destacar mais uma vez. Mas todos serão muito necessários – disse.
Além disso, Paulo Sousa aproveitou para falar sobre a expectativa da torcida com a chegada de um novo treinador. Afinal, o time vem de uma temporada sem grandes títulos e está pressionado para dar a volta por cima em 2022.
– É o compromisso de todos que nos leva a atingir os melhores objetivos, que são os objetivos do Flamengo sempre. Criar muita emoção nos nossos torcedores com vitórias constantes. A cultura da vitória é muito importante – afirmou Paulo Sousa.
Sendo assim, Paulo Sousa falou sobre sua decisão de deixar o comando da seleção polonesa, que enfrentará a Rússia pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Por isso, ele destacou que está motivado para treinar um dos maiores clubes do mundo.
– A grandeza do clube, as minhas próprias expectativas de ganhar em um clube que tem essa ambição constante. Ou seja, temos a mesma ambição – disse o técnico.
Vale lembrar que Paulo Sousa já vem trabalhando no planejamento do Flamengo para a temporada em reuniões com Marcos Braz e Bruno Spindel, na Cidade do Porto. Por isso, na terça ele esteve na Galícia, região espanhola ao Norte de Portugal, para conhecer o presidente Rodolfo Landim.
Paulo Sousa é o quarto técnico português no Flamengo
Antes de mais nada, Paulo Sousa será o 13º estrangeiro a treinar o Flamengo em sua história, sendo o quarto português. Vale destacar que o último treinador de Portugal na Gávea foi Jorge Jesus, que teve passagem marcante no clube em 2019 e 2020. Os outros portugueses foram Ernesto Santos e Cândido de Oliveira.
Agora, vamos falar do currículo do novo comandante rubro-negro. Além da Polônia, Paulo Sousa dirigiu a seleção sub-16 de Portugal, QPR, Swansea e Leicester, na Inglaterra. Ele passou ainda por Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basel (Suíça), Fiorentina (Itália), Tianjin Quanjian (China) e Bourdeax (França).
Além disso, Paulo Sousa teve carreira bem sucedida como jogador profissional. Atuando no meio-campo, ele foi bicampeão da Liga dos Campeões pela Juventus e pelo Borussia Dortmund. E mais: defendeu Benfica, Sporting, Inter de Milão, Parma, Panathinaikos e Espanyol.
Após se aposentar, Paulo trabalhou nas seleções de base de Portugal e foi auxiliar de Felipão na Copa de 2006. Em 2008, assumiu seu primeiro cargo de técnico no Queens Park Rangers, na 2ª divisão da Inglaterra.
Portanto, a programação de Paulo Sousa prevê chegada ao Brasil na primeira semana de janeiro. Ou seja, ele deve dar início aos trabalhos no Ninho do Urubu no dia 10, data de reapresentação do elenco principal.
Flamengo começa a reformular a comissão técnica
Enquanto o novo técnico não chega, o Flamengo começou sua reformulação na comissão técnica para 2022. Com a chegada de Paulo Sousa, o preparador de goleiros Wagner Miranda foi demitido. Então, ele dará lugar a Paulo Grilo. Por sua vez, o preparador físico Alexandre Sanz será remanejado para uma outra função, fora das atividades de campo.
No Flamengo desde 2005, Wagner Miranda se tornou o preparador de goleiros com mais títulos na história do clube. Afinal, são 11 troféus na comissão técnica principal, da qual fez parte entre 2012 e 2015, e de 2019 a 2021.
– O futebol é assim. Uns chegam e outros acabam tendo que sair. Mas o que posso dizer é que sou e sempre serei muito grato ao Flamengo, clube que me abriu as portas lá em 2005 – disse Wagner, conhecido como Gigante, ao Globo Esporte.
Sobre a nova comissão técnica, Paulo Sousa chegará ao clube com seis auxiliares. Portanto, são eles o treinador adjunto Manuel Cordeiro, o auxiliar técnico Victor Sanchez, o treinador de goleiros Paulo Grilo, os preparadores físicos António Gomez e Lluis Sala e o analista de desempenho Cosimo Cappagli.