• Bruno Henrique marca o único gol do jogo em Salvador
  • Matheus Cunha teve boa atuação e garantiu a vitória
  • Flamengo tem a vantagem do empate no jogo de volta, no Rio

O Flamengo venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pela ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2024. Embora tenha tido menos posse de bola, tenha trocado menos passes e, além disso, tenha dado menos chutes a gol, o Flamengo ao estilo Tite conquistou a vitória sobre o forte time tricolor dentro de seus domínios com um gol de bola parada. Bruno Henrique aproveitou o escanteio cobrado por De la Cruz e pôs o Rubro-Negro à frente.

Pelo lado do Bahia, a noite não foi das melhores. Isso porque esta foi a primeira derrota do Esquadrão com a equipe considerada titular dentro de seus domínios na temporada. O time de Rogério Ceni criou muitas chances de gol, mas acabou desperdiçando. Quando não desperdiçava, Matheus Cunha estava lá para garantir o resultado. Então, vitória do Flamengo em plena Salvador.

Com o resultado, o Flamengo tem a vantagem do empate para o jogo da volta, no próximo dia 12 de setembro, no Maracanã. Em caso de vitória do Bahia por dois ou mais de diferença, a classificação fica com o Tricolor de Aço. Se o triunfo for apenas por um gol, a vaga nas semifinais será decidida nas penalidades máximas.

Os dois times voltam a campo neste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. No domingo, o Flamengo visita o Corinthians, na Neo Química Arena. Enquanto isso, o Bahia visita o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Bahia pressiona no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Bahia trocando passes e não deixando o Flamengo respirar. Mas com jogadores técnicos, o Rubro-Negro conseguiu se desvencilhar dos primeiros minutos e tocar a bola com mais tranquilidade. Já o Bahia, fez marcação pressão para recuperar a posse da bola. Com esse “perde e ganha”, o Bahia começou a ter melhor performance do que o time visitante. Isso porque as finalizações começaram a acontecer.

O Bahia começou a rondar a área do Flamengo e finalizou duas vezes seguidas. Na primeira, Luciano Juba arriscou o chute de longe, que passou perto ao gol de Matheus Cunha. Um minuto depois, foi a vez de Thaciano arriscar e assustar o arqueiro da equipe carioca. A partir dos 20 minutos, o camisa 10 do Tricolor Everton Ribeiro entrou no jogo. Não somente com passes para o lado, mas com toques verticais, mais decisivos para gols.

Como aos 31 minutos. Jean Lucas driblou Varela e Pulgar, e deixou para Everton Ribeiro na entrada da área. O meia chutou colocado, mas a bola foi para fora do gol de Matheus, arqueiro rubro-negro. Na resposta, o Flamengo chegou com perigo a primeira vez um minuto depois. Luiz Araújo recebeu no campo de ataque e passou para Gerson. O meia chutou por cima.

O primeiro lance de perigo do Flamengo animou não somente os torcedores, mas o time inteiro. Aos 44 minutos, Gerson teve mais uma chance de abrir o placar do jogo. Luiz Araújo acelerou pelo lado esquerdo, passou por Caio Alexandre e cruzou. Gerson bate de primeira, mas Kanu se jogou na bola e evitou o gol. O Bahia respondeu com três finalizações de dentro da área, mas falharam. E o primeiro tempo terminou 0 a 0.

Bruno Henrique brilha

O segundo tempo começou com o Bahia tomando conta das ações ofensivas do jogo. Mas ficou mais com a bola, trocando passes para achar uma brecha no meio do caminho. O que não aconteceu. Pelo contrário, o Flamengo roubou a bola e chegou pelo lado direito com Varela, pela primeira vez na partida. O time treinado por Tite por pouco não abriu o placar.

Mas dois minutos depois, Bruno Henrique brilhou. Aos conquistar um escanteio, Nicolás De la Cruz faz o cruzamento, Bruno Henrique subiu mais do que os dois zagueiros do Bahia para marcar o primeiro gol do jogo, o primeiro do Flamengo na Arena Fonte Nova. O gol gerou uma incógnita no jogo: o Bahia iria partir para cima, ou seguiria o plano?

A primeira opção foi a correta. Logo cinco minutos depois, o time inteiro do Bahia estava no campo do Flamengo. Tocando a bola e pressionando. Neste momento o Bahia teve a sua melhor chance de gol: Em jogada na entrada da área, Everton Ribeiro achou Jean Lucas que, na pequena área, chutou em cima do atento Matheus Cunha. Grande defesa.

Aos 19 minutos, Thaciano obrigou Matheus a se esforçar mais uma vez. Foi então que os dois times começaram a mexer. Os treinadores trocaram os jogadores, mas o panorama seguiu o mesmo. Lucho Rodríguez perdeu a última chance de cabeça, quando mandou por cima de Cunha. O árbitro terminou o jogo com vitória do Flamengo.