• Pedro e Luiz Araújo marcaram os gols do Flamengo no jogo
  • Fortaleza pressiona, mandou duas bolas na trave, mas perde
  • Flamengo chega aos 53 pontos e encara o Palmeiras na quarta

O Flamengo levou pressão, mas venceu o Fortaleza por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Arena Castelão, na capital cearense, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Os comandados de Tite, mesmo com muitos desfalques, souberam sofrer durante grande parte do jogo, principalmente no segundo tempo, e venceram o jogo com gols nos finais de cada tempo.

Pedro e Luiz Araújo fizeram os gols do Flamengo na partida. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 53 pontos e ocupa a sexta colocação no momento. Contudo, ainda tem um jogo a menos, contra o Red Bull Bragantino. Na próxima rodada, o time comandado por Tite recebe o Palmeiras, no Maracanã. Já o Fortaleza, com 42, aparece em nono. No meio de semana, o Laion encara o Athletico Paranaense fora de casa.

Flamengo marca no fim da primeira etapa

O primeiro tempo começou com uma certa lentidão das duas equipes. Com muito medo de errar, os jogadores, principalmente de meio-campo dos times erraram bastante passes. O primeiro a finalizar foi o time do Fortaleza, com Machuca. Rossi apareceu bem, mas com tranquilidade. Assim, o Laion começou a ter uma certa vantagem, principalmente nos contra-ataques.

Aos 12 minutos, o Flamengo pediu uma penalidade máxima em um lance com Pedro e Sasha dentro da área. O árbitro estava perto do lance e deixou seguir. Minutos depois, o melhor momento do Fortaleza foi após a bola recebida por Marinho nas costas de Filipe Luís. O ex-atacante do Flamengo invadiu a área, cortou Léo Pereira e chutou para a grande defesa de Rossi. Contudo, o lance já estava parado por impedimento.

Do meio para o final da primeira etapa, o jogo começou a melhorar para os dois times. Os lances de perigo passaram a se tornar constantes e a rotação passou a aumentar também. Quem começou melhor esse período foi o Fortaleza, mais uma vez. Marinho tentou de fora da área depois de uma boa trama no ataque do time de Juan Pablo Vojvoda. A finalização, porém, foi em cima de Rossi.

Foi então que, aos 41 minutos, o Flamengo abriu o placar. Luiz Araújo recuperou a bola e tocou para Filipe Luís. O lateral cruzou para o meio, Pulgar deixou passar e Pedro chutou no canto de João Ricardo. Era o primeiro gol do jogo. Minutos depois, Arrascaeta arrancou sozinho e finalizou em cima de João Ricardo. Em um lance parecido, Cebolinha fez o mesmo e o arqueiro estava lá para salvar mais uma vez.

Fortaleza pressiona, Flamengo marca

O Fortaleza entrou em campo para o segundo tempo com outra postura. Juan Pablo Vojvoda trocou Pochettino por Lucas Crispim. E o meia do Laion começou assustando o time do Flamengo. Ao receber o passe na entrada da área, o camisa 10 soltou a bomba e a bola bateu na trave de Rossi. O time da casa subiu a marcação e pressionou o time carioca que ficou em apuros.

Aos 16 minutos, depois de uma boa troca de passes, o cruzamento veio da esquerda. Bruno Pacheco colocou na cabeça de Lucero, mas a finalização foi para fora. Assim, depois de cerca de 20 minutos tomando pressão, o time carioca finalmente saiu para o jogo. Luiz Araújo fez boa jogada e inverteu para Arrascaeta pela esquerda. O camisa 14 deu um ótimo passe para Matheuzinho. O lateral do Flamengo pegou de primeira para fora.

O Fortaleza entendeu que só conseguiria empatar o jogo se tirasse a bola do Flamengo. Com isso, o time carioca ficou novamente sem conseguir sair do campo defensivo. Lucero e Thiago Galhardo tentaram, mas desperdiçaram as suas finalizações. Mesmo assim, levaram perigo ao gol do argentino Rossi. As trocas do Laion, naquele momento, deram certo e a do Flamengo de Tite ainda não tinha surtido efeito.

Mas, assim como ocorreu na primeira etapa, o Flamengo conseguiu marcar nos minutos finais. Novamente, depois de roubar a bola no campo de ataque, Filipe Luís acionou Ayrton Lucas, que avançou e cruzou. Éverton Ribeiro deixou passar e Luiz Araújo finalizou, sem chances para João Ricardo. Era o gol da vitória e dos três pontos para o time do técnico Tite.