• Flamengo pressiona e busca o gol, mas peca nas finalizações
  • Pedro e o estreante Léo Ortiz fizeram os gols do Rubro-Negro
  • Equipe de Tite lidera o Grupo E com quatro pontos ganhos

O Flamengo venceu o Palestino por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O jogo foi do jeito que o torcedor rubro-negro gosta: o time pressionando, buscando o gol e sofrendo pouco. Pelo menos, na primeira etapa foi assim. Entretanto, com o início do segundo tempo, a equipe do Chile se soltou mais e obrigou Rossi a fazer algumas defesas.

Mas ainda no primeiro tempo, Pedro abriu o placar para o Flamengo. Depois de desperdiçar boas chances o time brasileiro foi marcar o segundo gol já no fim do duelo. Cobrança de escanteio de Lorran e gol do estreante Léo Ortiz. O time poderia ter marcado mais gols, mas o goleiro Rigamonti brilhou e evitou o pior.

Com a vitória, o Flamengo chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança do Grupo E da competição. Bolívar, com três, vem em seguida. Millonarios, com um, e Palestino, com nenhum ponto, completam a chava. Vale lembrar que o Bolívar recebe o Millonarios para fechar a rodada. Ou seja, o Flamengo vai precisar esperar o fim deste confronto para saber a sua real posição.

Na próxima rodada, o Flamengo encara o Bolívar, em La Paz. Mas antes disso, o time treinado pelo técnico Tite estreia no Brasileirão de 2024. Neste domingo, o Rubro-Negro encara o Atlético-GO, em Goiânia.

Pressão e gol de Pedro

O primeiro tempo do Flamengo foi de pressão a todo instante. Desde os primeiros minutos, a equipe treinada por Tite procurou o gol e nem sequer deu chance do Palestino conseguir penetrar na defesa. Vale lembrar ainda que Léo Ortiz estava fazendo o seu primeiro jogo com a camisa do Flamengo e, pelo menos no primeiro tempo, fez bem o seu papel.

O Flamengo começou a criar as jogadas desde o primeiro minuto de jogo. Contudo, a primeira finalização com perigo veio aos seis, com Léo Pereira, que completou uma cabeçada após cruzamento de Arrascaeta. Três minutos depois, foi a vez de Cebolinha finalizar no canto esquerdo do goleiro Rigamonti, que fez a defesa. Pedro ainda tentou pegar a sobra, mas estava impedido.

Aos 16 minutos, Arrascaeta tentou fazer o gol de letra, logo depois de um cruzamento de Pedro. Rigamonti fez mais uma boa defesa. Contudo, minutos depois, saiu o gol: em mais uma jogada pela esquerda, Ayrton Lucas invadiu a área e chutou, a bola sobrou para Pedro, que tirou do goleiro e completou de cabeça. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Flamengo.

A equipe treinada por Tite seguiu na pressão. Cebolinha teve uma chance na pequena área, mas não conseguiu finalizar. Minutos depois, o camisa 11 acertou o chute, mas Davila tirou em cima da linha e evitou o gol rubro-negro. Pedro ainda teve mais uma chance de cabeça, que Rigamonti fez a defesa. Mas o placar seguiu 1 a 0 para o intervalo.

Flamengo faz o segundo

O segundo tempo começou um pouco diferente. Com um minuto de jogo, o Palestino criou a sua primeira jogada de perigo. Cristian Suárez aproveitou um lançamento na área e cabeceou ao gol de Rossi, A bola passou perto. Aos oito minutos, o Palestino puxou um contra-ataque rápido. Abrigo ficou em condições de chutar e mandou para o gol. Rossi espalmou.

Na cobrança de escanteio, Linares cabeceia sozinho, mas a bola vai para fora. Em menos de 10 minutos, foram três chances para os chilenos. O torcedor começou a ficar na bronca e a pedir a entrada de Bruno Henrique. Em resposta, o time criou mais duas oportunidades. Contudo, sem grande perigo ao gol de Rigamonti.

O jogo caminhava para os 15 minutos, quando em uma jogada rápida do ataque do Flamengo, Arrascaeta tentou uma bicicleta. A bola foi em direção ao gol, mas Rigamonti espalmou para fora. O Flamengo continuou em cima do Palestino. Entretanto, a equipe chilena começou a sair e aproveitar os espaços dados pela defesa, já cansada, do time da casa.

Mesmo assim, nos piores momentos, o sistema defensivo do Rubro-Negro funcionou. E melhor: saiu o segundo gol. O garoto Lorran, que entrou no jogo, cobrou o escanteio. Léo Ortiz, estreante da noite, completou para o gol. Eram 39 no segundo tempo. Era o gol do Flamengo, que sacramentou a vitória e a liderança da chave na Libertadores.