• Rubro-Negro pressiona até o final, mas fica no 0 a 0 em Montevidéu
  • Equipe de Tite não cria grandes oportunidades e dá adeus à competição
  • Uruguaios, que venceram por 1 a 0 na ida, pegam o Botafogo na semifinal

O Flamengo não conseguiu reverter o placar do jogo de ida e está eliminado da Conmebol Libertadores 2024. Depois de perder por 1 a 0, no Maracanã, o Rubro-Negrou ficou no 0 a 0 com o Peñarol, nesta quinta-feira, no Campeón del Siglo, e deu adeus à competição continental nas quartas de final. No geral, o time comandado por Tite teve mais uma atuação abaixo do esperado, com erros de passes no meio de campo. Arrascaeta e De La Cruz, inclusive, foram os piores na eliminação.

Com o resultado, então, o Peñarol volta a uma semifinal de Libertadores após 13 anos. O clube uruguaio, cinco vezes campeão, não chegava entre os quatro melhores times da competição desde 2011. Naquela temporada, o Peñarol eliminou o Vélez Sarsfield e foi á final, sendo superado pelo Santos, de Neymar.

O adversário,portanto, será o Botafogo, com o primeiro jogo acontecendo no Rio de Janeiro e o segundo em Montevidéu. O Flamengo, por sua vez, disputará a semifinal da Copa do Brasil e está a 11 pontos atrás do líder Botafogo no Brasileirão.

Agora, as semifinais da Libertadores estão definidas. O River Plata enfrenta o Atlético-MG, e o Peñarol encara o Botafogo. Os jogos devem acontecer nas datas de 23 e 30 de outubro. O Flamengo volta a jogar no próximo domingo (29 de setembro), diante do Athletico, no Maracanã, às 20h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Flamengo dominou a posse de bola (77%), mas pecou na definição das jogadas. Precisando vencer, o time comandado por Tite só três vezes contra a meta do Peñarol. A melhor oportunidade, aliás, aconteceu logo no começo do jogo. Alex Sandro cruzou para Gonzalo Plata, que desviou de cabeça para boa defesa de Aguerre.

Além disso, houve um impedimento mal marcado, em jogada na qual Gerson bateu de primeira após ajeitada de Bruno Henrique. O goleiro do time uruguaio fez outra intervenção. A melhor oportunidade aconteceu após cruzamento pela esquerda, que Bruno Henrique ajeitou para Plata. Porém, o equatoriano ficou parado, sem completar para o gol.

Os mandantes, porém, assustaram em cobrança de falta de Leo Fernández, que chutou forte e exigiu a defesa de Rossi no canto esquerdo. Nos minutos finais da etapa, o Rubro-Negro chegou em chute de Arrascaeta por cima da trave. O Peñarol foi perigoso em lances de bola parada, mas o volume maior foi do time carioca.

No segundo tempo, o Flamengo tentou exercer uma pressão, mas criou poucas oportunidades claras. O Peñarol assustou em chute de fora da área de Damián García, que saiu à direita do gol de Rossi. Tite colocou Wesley, Ayrton Lucas, Wesley, David Luiz e Matheus Gonçalves. Só a entrada do jovem da base surtiu algum efeito no desempenho da equipe.

Na reta final da partida, Matheus Gonçalves deu passe na frente para Gabigol, que desviou de leve para a defesa de Aguerre. O Peñarol controlou melhor o jogo, segurou o resultado de 0 a 0 e avançou às semifinais da Libertadores para encarar o Botafogo.