• Atual campeão começa bem, mas leva a virada
  • Castillo e Ordoñez marcaram os gols do Aucas
  • Matheus França fez o único gol do Flamengo

O Flamengo perdeu para o Aucas, do Equador, por 2 a 1, de virada, jogando na altitude de Quito, em partida válida pela primeira rodada do Grupo A, da Copa Libertadores de 2023. A partida do Rubro-Negro, que sustentava uma invencibilidade de 14 jogos fora de casa na competição, ficou abaixo do que o elenco já apresentou.

Com uma equipe recheada de reservas, o técnico Vítor Pereira resolveu priorizar a decisão do Carioca e pagou por isso. Matheus França abriu o placar, mas Eryc Castillo e Ordóñez fizeram os gols da virada equatoriana. A equipe agora joga contra o Ñublense, do Chile, no próximo dia 19, no Maracanã.

Primeiro tempo tem gol no final

O primeiro tempo começou com o time da casa em cima do Flamengo. Sem tomar conhecimento do campeão da América, o campeão equatoriano iniciou uma leve pressão. Mas esse bom momento do início se transformou em chance apenas aos 12, com Cifuente, que mandou por cima.

Então, minutos depois, foi a vez de Otero cobrar uma falta pela esquerda. Santos fez grande defesa e a bola ainda bateu no travessão. Depois dessa chance, o Flamengo passou a ficar e tocar mais a bola, acalmando o jogo. Nesse momento, o time da Gávea passou a dominar as ações.

Assim como o adversário, o momento bom resultou no primeiro momento de perigo. Victor Hugo deu bom passe para Everton Ribeiro, que passou de calcanhar para Gabigol. O camisa 10 do Flamengo chegou batendo, mas Gallíndez fez a defesa com traquilidade.

Depois de alguns minutos de disputas no meio e de mais uma defesa de Santos, o Flamengo voltou ao ataque. Dessa vez, para abrir o placar, com Matheus França. O menino recebeu na entrada da área, driblou dois zagueiros e tocou na saída do goleiro, de bico. Era o primeiro gol do jogo, aos 40 do primeiro tempo.

Segundo tempo com virada

O segundo tempo começou com as duas equipes trocando ataques. O Flamengo começou em cima. Após um lance de escanteio, a bola sobrou para Matheus França, que finalizou em cima de Gallíndez. No lance seguinte, Otero achou Cifuente. A bola foi muito longa, mas o atacante ainda conseguiu tocar para a defesa de Santos.

O mesmo Cifuente chegou novamente, aos oito minutos. Santos desviou para escanteio. Na cobrança, Quiñónez cabeceou para mais uma defesa de Santos. A pressão deu resultado. Everton deu passe errado. O Aucas saiu em contra-ataque. Então, a bola chegou em Eryc Castillo, que driblou Pablo e finalizou para o gol.

A pressão seguiu de forma implacável sobre o Rubro-Negro. Castillo fez outra jogada individual, apareceu na frente de Santos e tocou para o gol. Contudo, o VAR chamou o árbitro, por conta de uma falta no início do lance sobre Varela. O árbitro acatou e “salvou” o Flamengo da virada.

O time equatoriano não conseguiu no primeiro erro da defesa do Flamengo. Mas em uma jogada parecida, Ordóñez chegou livre para tirar de Santos e marcar o segundo gol, o da virada equatoriana. O Flamengo ainda tentou, com Gabigol, mas Gallíndez fez grande defesa. E foi isso: derrota do atual campeão na estreia.