- Coelho tem boa atuação, larga na frente com Felipe Azevedo e perde chances
- Rubro-Negro tem tarde apagada e empata com um gol de Victor Hugo no fim
- Fla pode ver distância para o Botafogo aumentar, e América deixa a lanterna
Jogando em casa, o então vice-líder Flamengo tropeçou diante do lanterna América-MG, neste sábado, pelo Brasileirão. O Coelho, aliás, teve tudo para sair do Maracanã lotado com a vitória. Largou na frente com um gol de Felipe Azevedo no segundo tempo, viu Matheusinho perder oportunidade clara de ampliar e foi castigado. Já nos acréscimos, Victor Hugo marcou de cabeça e evitou a derrota: 1 a 1.
Com o resultado, o Flamengo vai a 28 pontos e pode ver o líder Botafogo abrir 14 de distância. Além disso, pode ser ultrapassado por Grêmio, São Paulo e Fluminense na rodada. O Palmeiras, que venceu o Fortaleza neste sábado, se igualou ao Rubro-Negro na pontuação. O América-MG, com 10 pontos, não sai do Z-4, mas dorme fora da lanterna, pois passou o Vasco (que joga no domingo contra o Athletico-PR).
Nada de gols na primeira etapa
No primeiro tempo, o Flamengo teve grande chance logo aos dois minutos. Everton Ribeiro roubou a bola no ataque e cruzou para Gerson, livre na área. O meia cabeceou à queima-roupa, mas Matheus Pasinato fez grande defesa. Quatro minutos depois, Everton Ribeiro lançou Bruno Henrique, que achou Arrascaeta livre na área. O uruguaio bateu cruzado buscando Gabigol, mas Pasinato afastou o perigo.
O Rubro-Negro reduziu o ritmo após os 20 minutos, e o América-MG passou a trocar passes no meio-campo. Além disso, o time de Vagner Mancini aproveitou os espaços deixados pelo Flamengo. Aos 29 minutos, Martínez deu belo passe para Benítez na área. O argentino chegou batendo, mas Léo Pereira travou na hora certa.
Seis minutos depois, após cobrança de falta curta, Paulinho Bóia levantou na área, e Alê desviou de cabeça para fora. O Coelho seguiu em cima. Aos 38, Benítez arriscou de fora da área, mas a bola explodiu na zaga rubro-negra.
No fim, Pedrinho recebeu na esquerda da área e, quase sem ângulo, bateu com perigo rente à trave. O Flamengo só voltou a assustar nos acréscimos. Everton Ribeiro acionou Arrascaeta, que chutou cruzado para a defesa de Pasinato. Na sobra, Bruno Henrique chegou inteiro, mas Martínez deu o corte providencial antes da finalização. O América se salvou e levou o 0 a 0 para o intervalo.
Gabigol perde chance, e América cresce no jogo
Na segunda etapa, o Flamengo manteve a posse de bola no início e tentou atacar. Aos cinco minutos, o Rubro-Negro perdeu grande chance com Gabigol. Arrascaeta deu um bolão e deixou o camisa 10 cara a cara com o goleiro. Em vez de bater, o atacante tentou driblar Pasinato e chutou em cima dele.
O América-MG, logo cedo, passou a gostar do jogo e começou a encaixar contragolpes perigosos. Com espaço no meio, o Coelho assustou, aos sete minutos. Daniel Borges cruzou para Pedrinho, que cabeceou para o meio, e Mastriani furou na pequena área. Aos 17 minutos, outra boa chance para os mineiros.
Victor Hugo ficou reclamando com o árbitro e não viu a bola. Então, o América-MG recuperou a posse e chegou com Pedrinho, que finalizou rente à trave. Aos 23, quase saiu o gol do Coelho. Daniel Borges cruzou fechado e surpreendeu Matheus Cunha. A bola encobriu o goleiro rubro-negro e acertou o travessão.
Coelho marca, mas cede empate no fim
Melhor no jogo, o time mineiro ainda teve um gol anulado, aos 29 minutos. Rodrigo Varanda recebeu lançamento de Pedrinho, invadiu a área pela lateral e bateu sem ângulo para o fundo da rede. A arbitragem marcou impedimento, e o VAR confirmou, em lance ajustado. O próprio Varanda teve outra chance dois minutos depois, mas bateu colocado para Matheus Cunha desviar.
A insistência do visitante deu certo. Aos 38, no contra-ataque do Coelho, Varanda fez boa jogada e abriu para Juninho. Ele cruzou na área, Ayrton Lucas tirou de cabeça, mas Felipe Azevedo bateu de primeira, na sobra, para vencer Matheus Cunha: 1 a 0.
Matheusinho, que entrou na etapa final, teve a bola do jogo para o América, aos 46 minutos. Cara a cara com Matheus Cunha, ele chutou em cima do goleiro. O time mineiro, porém, sofreu o castigo três minutos depois. Arrascaeta bateu falta na cabeça de Victor Hugo, que cabeceou no ângulo, sem chances para Pasinato: 1 a 1.
Na próxima rodada, o Flamengo visita o Atlético-MG, no sábado, às 21h (de Brasília). No domingo, o América-MG recebe o Palmeiras, às 16h. Antes, o Rubro-Negro volta a campo na quarta, pela Copa do Brasil. O time disputa o primeiro jogo da semifinal contra o Grêmio, às 21h30, na Arena.