• Bruno Henrique tem grande atuação e comanda time
  • Flamengo não deu chances aos equatorianos no Maracanã
  • Equipe de Jorge Sampaoli terminou o Grupo A com dez pontos

O Flamengo não tomou conhecimento do Aucas, do Equador, e venceu por 4 a 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, em partida válida pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores de 2023. A equipe treinada por Jorge Sampaoli não deu chances para o campeão equatoriano e partiu em busca da classificação às oitavas de final da competição continental.

Então, com os gols de Pedro, Léo Pereira, Bruno Henrique e Victor Hugo, o Flamengo chegou aos dez pontos ganhos no Grupo A. A classificação veio, mas em segundo, já que o Racing venceu o Ñublense pelo mesmo placar. Agora o Rubro-Negro aguarda o dia 5 de julho para saber o adversário nas oitavas de final da Libertadores. Vale lembrar que o Rubro-Negro é o atual campeão da competição e os chilenos irão jogar a Copa Sul-Americana.

O Flamengo agora volta a campo neste sábado, às 18h30, no Maracanã, contra o Fortaleza, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Rubro-Negro ocupa a terceira colocação na tabela de classificação da competição, com 22 pontos. Oito a menos do que o líder Botafogo. A partida antecede o primeiro confronto contra o Athletico Paranaense, pelas quartas de final da Copa do Brasil, que será no dia 5.

Rápida resolução

O Flamengo entrou em campo contra o Aucas para vencer, se classificar e se vingar da derrota para os equatorianos na primeira rodada. Naquela ocasião, o técnico ainda era Vítor Pereira e o time comandado pelo português perdeu de virada por 2 a 1. Então, o time, dessa vez comandado pelo argentino Jorge Sampaoli partiu para cima logo nos primeiros minutos.

Assim, não demorou muito para abrir o placar. A jogada veio da direita e chegou em Wesley. O lateral deu um drible de corpo no zagueiro e chutou, o goleiro pegou. Arrascaeta tentou finalizar, mas a bola sobrou para Pedro, que empurrou para o fundo das redes. Era o primeiro gol da noite no Maracanã. Naquele momento o jogo entre Racing e Ñublense ainda estava 0 a 0.

Bruno Henrique entrou de titular na equipe pela primeira vez desde a lesão que sofreu no ano passado. Para quem imaginou um jogador sem ritmo e lento, se enganou. Isso porque Bruno Henrique foi um dos destaques do time. E perdeu duas chances antes de Léo Pereira marcar de cabeça o segundo gol do Flamengo. Depois da cobrança de escanteio, o zagueiro subiu para estufar as redes.

Com uma boa vantagem no placar, o Flamengo seguiu em cima do Aucas, que nada pôde fazer para evitar o terceiro gol. Bruno Henrique, depois que recebeu dentro da área em uma ótima troca de passes do ataque rubro-negro. O jogador teve a calma para tirar do zagueiro e do goleiro para marcar. Isso tudo antes do intervalo no Maracanã.

Segundo tempo tem mais

O segundo tempo do Flamengo seguiu como o cronograma de Sampaoli. O time em cima com pressão e sem deixar o adversário respirar. Mas de forma mais comedida, o time se viu com menos fome de buscar mais gols. Então, o Aucas começou a ir ao ataque para tentar diminuir o prejuízo. Afinal, o time equatoriano buscava ainda uma vaga na Copa Sul-Americana.

Mas esse ímpeto não durou muito. Em um contra-ataque que merece elogios, a bola foi de pé em pé até chegar em Arrascaeta dentro da área. O camisa 14 passou para Victor Hugo, que livre, mandou para o gol dos equatorianos. Naquele momento, o jogo entre Racing e Ñublense já estava com vitória parcial dos argentinos. Portanto, não havia mais o que o Flamengo fazer.

O ritmo do jogo diminuiu de acordo com os minutos que iam passando. Sem muito mais coisas para fazer na partida, o Flamengo seguiu pressionando, mas com muito mais cautela. Enquanto isso, o Aucas cansou e já não tentava ir para cima da defesa do Flamengo. Assim, o jogo se encaminhou para o seu final com vitória e classificação rubro-negra.