• Equatoriano assina contrato com o Fla até agosto de 2029
  • Ponta-direita de 23 anos estava atuando no Al-Sadd, do Catar
  • Jogador se torna o quarta reforço do clube na atual janela

Antes de mais nada, vamos falar sobre o Flamengo, que anunciou nesta sexta-feira o seu quarto reforço na janela de transferências (e oitavo contratado em 2024). Trata-se do ponta-direita Gonzalo Plata, de 23 anos. O jogador estava no Al-Saad, do Catar, e assinou contrato até 29 de agosto de 2029.

No anúncio da contratação, o Rubro-Negro fez uma referência ao atacante Gonzalo Plata. O clube, então, brincou com as lembranças de Guayaquil, cidade do Equador onde o Flamengo se sagrou tricampeão da Libertadores, em 2022.

De acordo com o site ‘ge’, a negociação foi a que mais demorou entre as quatro recentes. Plata chega ao Ninho do Urubu mediante pagamento de 4,25 milhões de dólares (R$ 24 milhões) por um percentual superior a 30% dos direitos econômicos.

Contudo, a operação pela compra total dos direitos será concluída em 9,1 milhões de dólares (R$ 51,9 milhões). Ficou acertado também que o Al-Sadd ficará com 30% de lucro em uma eventual venda futura do equatoriano.

Plata, que começou no Independiente del Valle e soma passagens por Sporting-POR e Valladolid-ESP, fez 12 gols e deu oito assistências com a camisa do Al-Sadd na temporada passada.

Além do equatoriano, o Flamengo anunciou nesta janela de transferências outros três reforços: o atacante Michael, o lateral-esquerdo Alex Sandro e o meio-campista argentino Carlos Alcaraz.

Alex Sandro, aliás, teve o seu nome regularizado pelo Flamengo. Se entender que o lateral tem condições físicas de estrear, o técnico Tite pode relacioná-lo para a partida de domingo, contra o Corinthians, em São Palo, pelo Brasileirão. O jogador de 33 anos, ex-Juventus, desembarcou no Rio de Janeiro nesta sexta-feira.