• Equipe sofre e Rossi garante a vaga com ótima atuação
  • Brasileiro Bruno Sávio marcou o único gol do jogo
  • Flamengo encara o Peñarol nas quartas em setembro

O Flamengo sofreu, levou um gol, mas está nas quartas de final da Copa Libertadores da América de 2024. Jogando em La Paz, com mais de 3.600 metros de altitude, a equipe perdeu para o Bolívar por 1 a 0 na noite desta quinta-feira na partida de volta das oitavas de final da competição. O placar do primeiro jogo, o 2 a 0 com gols de Pedro e Léo Pereira (este já no fim do jogo) deu ao time a vantagem para levar o gol que tomou aos 11 minutos da segunda etapa do brasileiro Bruno Sávio.

Embora tenha jogado com sete desfalques, o Flamengo tinha a sua defesa titular em campo. Entre eles, Rossi. O goleiro do time carioca foi o grande destaque do jogo. Seja pelas defesas, principalmente na segunda etapa, seja pela atitude de esfriar o jogo quando deveria. Outro fator importante é que o time treinado por Tite teve chances de marcar. Na primeira etapa foram pelo menos duas chances claras de gol.

Mas sem conseguir ser efetivo no ataque, a equipe tricampeã da competição foi obrigada a ficar na defesa. Assim, com o resultado, o Flamengo encara o Peñarol na próxima fase da Copa Libertadores. O primeiro jogo será no Maracanã, e a volta no Campeón del Siglo, em Montevidéu. As partidas da próxima fase serão nas semanas de 18 e 25 de setembro. Os horários ainda serão divulgados pela Conmebol.

Flamengo perde chances

O primeiro tempo começou com o Flamengo no ataque. Na primeira bola no ataque, aos dois minutos, Gerson ficou com a bola pelo lado direito e levou para a área. O camisa 8 chutou colocado, mas a bola subiu e Lampe apenas observou. Três minutos depois foi a vez de Varela pegar uma sobra da falta cobrada por Luiz Araújo. A bola foi por cima do gol mais uma vez.

Foi então que o Bolívar chegou pela primeira vez com o brasileiro Fábio Gomes. O atacante pegou uma sobra após um bate rebate dentro da área. Léo Ortiz escorregou e dificultou o corte. A finalização, porém, não acertou o gol. O Bolívar tinha muito a bola, volume, mas a verdade é que não conseguia penetrar na defesa do Flamengo. Bem postada e com a segurança de Rossi.

Aos 16 minutos, a melhor chance do jogo até então: após belo passe de De La Cruz, Gerson fica cara a cara com Lampe, não chutou e tentou driblar o goleiro. O zagueiro chegou por trás e o jogador do Rubro-Negro pediu a penalidade máxima. O árbitro mandou seguir. A realidade foi que Gerson desperdiçou a chance do Flamengo. Minutos depois, a chance foi com Carlinhos, que finalizou para fora.

Aos 34 minutos, Ramiro Vaca resolveu arriscar de longe. Sob os efeitos da altitude, a bola passou muito perto do gol de Rossi, que nem sequer pulou. Aos poucos os bolivianos iam chegando com jogadas diferentes. Contudo, a defesa do Flamengo foi conseguindo evitar que a bola chegasse ao gol do arqueiro rubro-negro. Então, fim de primeiro tempo e 0 a 0 no placar.

Bolívar marca, Flamengo se segura

O Bolívar começou o segundo tempo decidido a marcar o gol para inflamar a torcida. Mas cansado, o Flamengo começou a ter mais dificuldades de acompanhar as descidas rápidas dos laterais e dos atacantes da equipe boliviana. Assim como no fim da primeira etapa, Ramiro Vaca chutou de fora da área. Rossi fez a defesa segura no centro do gol.

Aos cinco minutos, Ayrton Lucas teve a grande oportunidade do segundo tempo: o lateral recebeu de Pulgar, fez uma jogada individual, invadiu a área e finalizou por cima de Lampe. Era a melhor chance do gol do segundo tempo. A partir de então, o Flamengo recuou e passou a sofrer ainda mais com o time da casa. Três minutos depois, Bruno Sávio fez boa jogada pela esquerda e chutou. A bola foi no travessão de Rossi e saiu.

Aos 11, finalmente saiu o gol do time da casa. Fábio Gomes, pela esquerda, inverteu a jogada para Bruno Sávio nas costas da defesa. O camisa 10 do Bolívar cabeceou com força, para o chão e abriu o placar em La Paz. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Bolívar. Naquele momento, a vantagem ainda era do Rubro-Negro. Contudo, mais um gol boliviano e a partida iria para as penalidades máximas.

Rossi garante a classificação

Na saída de bola, Ramiro Vaca, mais uma vez de fora da área, obrigou Rossi a fazer grande defesa. Logo depois, na cobrança de escanteio, Rossi fez mais uma ótima defesa e evitou o gol boliviano. O técnico da equipe da casa pôs o time para frente. E assim enfileirou chances de gol. A melhor delas aos 36 minutos com Henry Vaca. O atacante entrou pela direita do ataque e chutou. Rossi fez grande defesa. A bola ainda bateu no travessão. Oviedo foi outro a exigir mais uma espetacular defesa de Rossi minutos depois.

A entrada de Bruno Henrique no meio da segunda etapa tinha uma clara intenção: pegar a defesa boliviana cansada. Por conta disso, o atacante guardou o fôlego em alguns momentos. Foi então que aos 42 minutos, Anderson Jesus não conseguiu ganhar na corrida do atacante rubro-negro e fez a falta como último homem. O cartão determinou o fim do sufoco do time brasileiro. Assim, fim de jogo e Flamengo classificado.

Veja os confrontos das quartas da Libertadores

  • Fluminense x Atlético-MG
  • Colo-Colo x River Plate
  • Botafogo x São Paulo
  • Flamengo x Penãrol

Vale lembrar, que os times que estão à direita, decidem a vaga em casa. Os jogos da próxima fase serão nas semanas de 18 e 25 de setembro. As datas e horários ainda serão divulgados pela Conmebol. Outro fato importante tem a ver com o futebol do Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que um estado brasileiro coloca três times entre os oito melhores da competição. O Flamengo, que conquistou a vaga nesta quinta, além de Fluminense, na terça contra o Grêmio, e o Botafogo, na quarta, contra o Palmeiras, fazem parte da lista.