• Pedro e Fabrício Bruno marcaram os gols do Flamengo
  • Matheus Pereira descontou para um valente Cruzeiro
  • Flamengo abre três pontos de vantagem na liderança

O Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 1 na noite deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Rubro-Negro teve muitas dificuldades em segurar o principal jogador da Raposa e um dos melhores do campeonato, Matheus Pereira, principalmente na primeira etapa. Embora tenha saído à frente, o Flamengo viu o camisa 10 adversário desfilar em campo até empatar o jogo.

Foi então que o técnico Tite sacou Lorran, que vinha mal e estava sendo hostilizado pela torcida, e colocou Léo Ortiz como volante. Assim, Gerson ficou mais adiantado e perto de Pedro. A partir daí, se o Flamengo não foi muito melhor no ataque, na defesa e, principalmente no que diz respeito à marcação em Matheus Pereira, o treinador acertou em cheio. Pedro abriu o placar na primeira etapa e Fabrício Bruno fez o segundo, já na segunda etapa.

A vitória suada do Rubro-Negro levou a equipe aos 27 pontos, ou seja, abriu três na liderança da competição. O Cruzeiro, por sua vez, ficou com os 20 pontos, mas foi ultrapassado pelo São Paulo, que venceu o Bahia neste domingo, mais cedo. Então, caiu para a sétima posição e saiu do G-6.

Na rodada do meio de semana, o Flamengo vai à Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, enquanto a Raposa enfrenta o Criciúma em Santa Catarina. Os dois jogos estão marcados para quarta-feira.

Flamengo sai na frente

O primeiro tempo começou com o Flamengo no ataque. Tomando conta das ações ofensivas e da iniciativa do jogo por estar em casa, o time treinado por Tite errava muito no último terço do campo. Isso facilitou a marcação do Cruzeiro, que tocava a bola mais lentamente e tentava construir as suas jogadas através da cadência do seu jogo.

Por conta disso, os dois times ficaram sem finalizar por pelo menos 11 minutos. Lorran foi o primeiro a tomar a iniciativa do jogo e puxou um contra-ataque rápido pelo Flamengo e tocou para Luiz Araújo. O camisa 7 mandou por cima do gol. Era a primeira chegada. Percebendo que as escapadas de Lorran poderiam dar certo, os jogadores do time da casa começaram a acionar o menino.

Aos 16 minutos, o Flamengo abriu o placar. Fabrício Bruno começou a jogada e deixou com Gerson. O camisa 8 partiu com ela dominada até a entrada da área e passou na medida para Pedro chutar cruzado e abrir o placar. O artilheiro do Brasil na temporada marcava mais um gol pelo Flamengo: 1 a 0.

Em mais uma escapada de Lorran, o menino errou o passe para Luiz Araújo. Nesse momento o Cruzeiro já dominava o jogo com Matheus Pereira se destacando e livre de marcação no meio. Foi então que aos 37 minutos, em uma bola brigada na entrada da área, Matheus Pereira pegou a sobra e deu de chapa no canto direito de Rossi, que nada pôde fazer. Era o empate que a Raposa levou para o intervalo.

Tite mexe e Flamengo melhora

O segundo tempo começou com uma mexida que mudaria o destino do Flamengo no jogo. A entrada de Léo Ortiz no lugar de Lorran. Com isso, Gerson foi adiantado para ficar mais perto de Pedro. A troca de Tite quase deu resultado antes do primeiro minuto de jogo. Depois do passe errado de Matheus Pereira, o Flamengo vai em contra-ataque até que ela chega na área do Cruzeiro. A defesa afasta mal e Gerson finaliza para a boa defesa de Anderson.

O Flamengo seguiu insinuante, principalmente com Bruno Henrique. Foram duas chances que o camisa 27 conseguiu. Na primeira, arrumou um cruzamento, mas a bola passou por Pedro e Gerson, que estavam na área. Em seguida, o atacante partiu para cima da marcação e puxou para perna direita. A opção foi pelo chute, que passou muito perto.

Com pouco espaço, Matheus Pereira começou a arriscar chutes de fora da área. Além disso, muitos erros de passe. Léo Ortiz marcou em cima e sequer estava fazendo falta no camisa 10 da Raposa. O Cruzeiro chegou do mesmo modo com Lucas Silva, a bola foi por cima, e com Kaiki, Foi então que aos 18 minutos Gerson sofreu falta perto da área, pelo lado esquerdo.

Aos 18 minutos, a batida de Luiz Araújo vai na cabeça de Fabrício Bruno que manda para as redes. Era o segundo gol do Flamengo no jogo. O gol retraiu a equipe de Tite que tentou sair nos contra-ataques. Muito marcado, o Cruzeiro ensaiou uma pressão, mas chegou apenas em uma cobrança de falta no fim do jogo. Por fim, Flamengo 2 a 1 e líder do Brasileiro.