• Paulinho abre o placar para o Atlético-MG no primeiro tempo
  • Flamengo melhora e no brilho de Arrascaeta vira a partida
  • Rubro-Negro chega aos 31 pontos e fica na vice-liderança

O Flamengo superou o início ruim e venceu o Atlético-MG por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado, no Independência, em Belo Horizonte, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. O Galo começou o jogo fazendo o que o time carioca mais tem dificuldades: marcação em cima, na saída de bola. Isso incomodou bastante a equipe treinada por Jorge Sampaoli. Mas no segundo tempo as coisas mudaram, principalmente quando Arrascaeta entrou no lugar de Everton Ribeiro e o Rubro-Negro conseguiu a vitória.

Paulinho abriu o placar ainda no primeiro tempo, mas o time mineiro poderia ter saído de campo com mais gols, tamanha a superioridade. Contudo, como dito acima, o camisa 14 do Flamengo fez a diferença. Primeiro, marcou de falta, aos 34 minutos, o gol de empate. Logo depois, deixou Wesley na cara do gol para marcar e garantir os três pontos. Agora, com 31 pontos, o Flamengo é o vice-líder do Brasileirão. Sem vencer há nove jogos, o Galo é o 13º, com 21 pontos ganhos.

Primeiro tempo de pressão mineira

O jogo começou acelerado. Sem vencer, naquela ocasião, há oito jogos, o Atlético-MG partiu para cima do Flamengo e pressionou o time carioca nos primeiros minutos. Marcando a saída de bola, o time mineiro incomodou bastante. Mas o primeiro lance de perigo foi do Flamengo, quando Gerson deixou Gabigol na cara do gol. O atacante do Flamengo chutou fraco, nas mãos de Everson.

No lance seguinte, Hulk cobrou uma falta na trave, na volta, Jemerson pegou a sobra e de cabeça mandou para a fora. Esta foi a primeira chance de real perigo do time da casa. A partir de então, a pressão aumentou. Hulk entrou no jogo. Embora muito faltoso, os times buscavam o gol. Hulk finalizou pela primeira vez em um chute de longe e a bola passou perto.

Minutos depois, saiu o gol do Atlético-MG. Bruno Henrique perdeu a bola para Paulinho, que tabelou com Saravia, invadiu a área e chutou cruzado, sem chances para Matheus Cunha. Era o primeiro gol do Galo na partida. O Flamengo respondeu em seguida com Everton Ribeiro, mas Everson pegou a bola sem maiores problemas.

A primeira etapa se encaminhava para o final, quando Saravia, o melhor em campo do Galo, finalizou para a boa defesa de Matheus Cunha. O arqueiro do Flamengo ainda fez ótima defesa em um lance com Paulinho. O atacante recebeu com liberdade, da mesma forma do primeiro gol. Mas melhor colocado, Matheus, melhor colocado, conseguiu fazer a defesa e manter o placar em 1 a 0.

Segunda etapa tem virada do Flamengo

O segundo tempo começou conforme o primeiro. O Galo pressionando a saída de bola do Flamengo. Contudo, as chances de gol começaram a surgir bem cedo. Logo aos 10 minutos, Hulk fez a sua jogada característica. O camisa 7 puxou para o meio e chutou para mais uma grande defesa de Matheus Cunha. Zaracho, um dos destaques do time mineiro, também deu trabalho ao arqueiro do Rubro-Negro.

Aos 17 minutos, a jogada mais bonita da partida. Zaracho deu três chapéus na intermediária defensiva e seguiu o lance. A jogada terminou com a finalização de Pavón, que obrigou Matheus Cunha a fazer mais uma ótima defesa. A bola ainda bateu na trave antes de ir pela linha de fundo. O Flamengo só veio responder minutos depois. Bruno Henrique recebeu em condições de marcar, mas bateu em cima de Everson.

Foi então que as coisas começaram a mudar. Não somente porque o Arrascaeta já estava em campo. Mas o ritmo diminuiu e favoreceu o toque de bola do time treinado por Jorge Sampaoli. O Rubro-Negro começou a chegar mais. Em um lance com Jemerson, Arrascaeta caiu na entrada da área e o árbitro marcou falta. O Uruguaio cobrou com força, no canto de Everson e empatou o jogo. Era o primeiro do Flamengo.

O gol despertou ainda mais vontade da virada. E Arrascaeta apareceu novamente. Se o empate saiu aos 34, a virada veio com Wesley, aos 41. Allan fez bom passe para Arrascaeta, que deixou o lateral-direito na cara do gol. Com um toque por cobertura, Wesley venceu Everton e marcou o segundo gol, o gol da virada. Assim, sem mais tempo, ficou o 2 a 1 no placar e vitória do Flamengo.