• Gabigol e Thiago Maia marcam e fazem 2 a 0 na semifinal
  • Kannemann é expulso e prejudica o Tricolor Gaúcho no jogo
  • Próxima partida é apenas no dia 16 de agosto, no Maracanã

O Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre, em partida válida pela ida das semifinais da Copa do Brasil de 2023. Buscando o seu bicampeonato seguido e o penta alternado, o Rubro-Negro não tomou conhecimento do Tricolor Gaúcho em seus domínios e venceu, abrindo uma larga vantagem para o jogo de volta, no Maracanã.

Mesmo jogando em casa, o Grêmio não foi páreo para os jogadores do Rubro-Negro, que estavam em uma noite inspirada, sobretudo Wesley, grande nome da equipe. Gabigol e Thiago Maia fizeram os gols do Flamengo, um em cada tempo. E nem mesmo o pênalti desperdiçado pelo camisa 10 do Flamengo foi capaz de desanimar o time comandado por Jorge Sampaoli.

Com a vitória, o Flamengo poderá perder por até um gol de diferença que mesmo assim estará na final da Copa do Brasil. Resta o Grêmio, sem o seu capitão Kannemann (expulso na segunda etapa), vencer por três ou mais gols de diferença para jogar a decisão. Em caso de vitória por dois gols, a disputa será nas penalidades máximas.

Flamengo domina o primeiro tempo

O primeiro tempo começou movimentado, como um jogo decisivo pede. O Grêmio quase abriu o placar com Suárez, que aproveitou um passe errado na saída de bola do Flamengo e tentou do meio-campo. Contudo, a bola passou muito perto do gol de Matheus Cunha. Minutos depois, então, foi a vez da resposta: Bruno Henrique ganhou a jogada na intermediária e arriscou. Gabriel Grando mandou para escanteio.

O Flamengo tinha mais a bola e o Grêmio marcava em cima da saída de bola. Aos 12 minutos, o Flamengo mais uma vez saiu errado. Matheus Cunha tocou para Thiago Maia, que dormiu no lance. Villasanti tomou e tentou a finalização, mas foi travado na hora. A bola sobrou para Suárez, que bateu prensado, sem perigo ao gol de Matheus Cunha.

A partir dos 15 minutos, o Flamengo passou a tomar conta das ações. E criou duas chances. A primeira, com Gabigol em uma rebatida da defesa. Contudo, nesse lance a arbitragem assinalou impedimento. Minutos depois, falta na entrada da área, a defesa rebateu novamente. Fabrício Bruno pegou a sobra de primeira. Gabriel Grando fez grande defesa.

A parte final do primeiro tempo reservou fortes emoções para os torcedores. Foi quando Wesley recebeu pela direita e se livrou da marcação. A bola chegou em Bruno Henrique, que rolou para Gabigol abrir o placar. Era o primeiro gol do jogo. Antes de terminar, Bruno Alves meteu a mão na bola. O árbitro marcou pênalti. Gabigol cobrou, mas Gabriel Grando adivinho o canto e pegou. Assim, o 1 a 0 foi para o intervalo.

Expulsão de Kannemann facilita para o Flamengo

O jogo que já estava disputado, passou a ficar ainda mais no início do segundo tempo. Precisando ir para cima para empatar, o Grêmio abusou das faltas e o Flamengo não ficou atrás. Mesmo assim, quem saiu prejudicado foi o Tricolor Gaúcho. Isso porque o capitão do time Kannemann recebeu dois cartões amarelos em oito minutos e acabou expulso. Em meio às confusões, Wesley, já amarelado, foi sacado por Sampaoli.

O jogo, então, ficou com as duas equipes trocando ataques. Enquanto Ferreira tentou de um lado, Everton Ribeiro fez Gabriel Grando trabalhar do outro. Assim, os dois times ficaram por cerca de 15 minutos. Com um a menos, o Grêmio ficou mais frágil em seu setor ofensivo e abusou das bolas aéreas, principalmente à procura de Luis Suárez, mais acionado jogador do Grêmio da noite de quarta.

Foi então que aos 23 minutos, Arrascaeta, até então sumido do jogo, acertou um lindo passe para Thiago Maia. O volante chutou cruzado, a bola ainda bateu na defesa e foi no canto de Gabriel Grando. Era o segundo gol do Flamengo na Arena. Naquele momento, o time treinado por Jorge Sampaoli colocou um dos pés na decisão da Copa do Brasil.

Com a entrada de Pedro, o Flamengo foi soberano na partida. Assim, por muito pouco o placar não virou goleada. Pedro foi o responsável por levar perigo em três oportunidades. Em uma delas, deu um lindo drible em Reinaldo e chutou para fora de frente para o Gol. Por fim, o resultado acabou sendo justo pelo que as duas equipes produziram em campo.