• Uruguaio treinou apenas alguns minutos nesta sexta
  • Matheus França e Léo Pereira treinaram normalmente
  • Wesley tem grandes chances de voltar ao time titular

O Flamengo venceu o Grêmio por 3 a 0 na noite deste domingo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida onde o Grêmio finalizou mais e colocou algumas bolas na trave, o Rubro-Negro acabou construindo a sua vitória com três gols, um no primeiro tempo e mais dois na segunda etapa. Vale dizer ainda que o placar não foi exatamente o que ocorreu no jogo.

Contudo, venceu quem conseguiu colocar as bolas na rede. Everton Cebolinha abriu o placar no primeiro tempo,. Pedro, aproveitando uma bobeada da zaga, ampliou quando o Grêmio dominava o jogo. No fim, Bruno Henrique marcou o seu primeiro gol depois da cirurgia no joelho e emocionou os companheiros de time. Com a vitória, o Flamengo chegou aos 19 pontos e subiu para a terceira colocação na tabela. O Grêmio tem 17 e está em sexto.

Equilíbrio e gol do Flamengo

O Flamengo começou a partida tomando a iniciativa do jogo logo nos primeiros minutos. Com a posse de bola, o Rubro-Negro tentou organizar as jogadas desde o seu campo defensivo. Mas muito marcado acabou tendo dificuldades para realizar a estratégia. Mesmo assim, o Flamengo ainda criou chances na primeira parte do primeiro tempo.

Mas a torcida ficou na bronca com os erros na saída de bola. Isso fez com que o time gaúcho criasse algumas situações de gol. Matheus Cunha viu o perigo passar por sua meta com Villasanti e Bruno Uvini. Nas duas chances, a bola foi para fora. Mas foi aos dez minutos que o Grêmio chegou e que abriu o placar, com Cristaldo, após uma tabela entre o meia e Luizito Suárez. A bola passou muito perto.

O Flamengo tinha a bola, mas não conseguia penetrar na defesa gremista. Ou seja, as melhores chances eram do adversário. Até que o Rubro-Negro acertou uma jogada de transição rápida. Wesley desafogou a defesa e tocou para Cebolinha. O atacante, dentro da área, ainda driblou Kannemann antes de finalizar para as redes. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Flamengo.

O gol despertou o Grêmio que partiu para cima, mas teve de ver o time da casa com espaços e atacando cada vez mais. Em mais uma jogada de Wesley, o lateral tabelou com Arrascaeta, que devolveu de letra. O menino cruzou para Gabigol, que finalizou em cima de Gabriel Grando. E assim terminou a primeira etapa, com o Flamengo melhor na partida.

Mais equilíbrio e mais gols do Flamengo

No segundo tempo as duas equipes demoraram para engrenar. O Flamengo tinha a vantagem e tentava com tranquilidade construir as jogadas para chegar a um possível segundo gol. O jogo nos primeiros 15 minutos foi muito disputado no meio-campo. Sem qualquer chance criada pelas equipes. Embora o Flamengo ainda tivesse a bola dominada.

Foi então que Jorge Sampaoli tirou Arrascaeta e colocou Victor Hugo. De certa forma, a mudança foi boa. Isso porque logo em seguida o Flamengo chegou ao segundo gol, com Pedro. Este havia entrado no lugar de Gabigol. João Pedro tocou errado e o camisa 9 cortou para o meio e chutou no canto direito de Gabriel Grando. Era o segundo gol do Flamengo na partida.

Sampaoli trocou mais uma vez e colocou Bruno Henrique na partida no lugar do Everton Cebolinha. Logo no primeiro lance do atacante, Bruno Henrique finalizou para fora com perigo. Foi então que a partir dos 37 minutos da etapa complementar, o Grêmio começou a pressionar e a criar muitas chances de gol. Bitello foi o primeiro que assustou. Logo depois, Vina chutou com curva para fora. Luizito Suárez foi outro que finalizou para fora.

O Grêmio tinha a bola e criava as melhores chances. Suárez criou o lance mais incrível da partida. Em jogada na entrada da área, a bola chegou no camisa 9, que finalizou. A bola passou por Matheus Cunha, bateu nas duas traves e saiu. E como quem não faz, leva, o Flamengo armou um contra-ataque. Gerson avançou para a linha de fundo e cruzou para Bruno Henrique, que de cabeça, marcou o terceiro e o da vitória do Rubro-Negro.