• Rubro-Negro fatura o seu 38º título, o sétimo invicto de sua história
  • Com defesa quase perfeita, Pedro conquista a artilharia do torneio
  • Flamengo vence o seu 4º troféu em seis finais seguidas na competição

O Flamengo venceu mais uma vez o Nova Iguaçu, desta vez, por 1 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã, em partida válida pela volta da decisão do Campeonato Carioca de 2024. O jogo em si não teve o equilíbrio de um clássico, mas o Nova Iguaçu foi valente e, mesmo com um 3 a 0 contra na primeira partida, jogou com vontade e resistiu ao time de Tite até o segundo tempo.

Entretanto, com o título encaminhado desde o domingo passado, o Rubro-Negro estava contando os minutos para levantar o seu 38º título do Campeonato Carioca, o 4º nos últimos seis anos. Bruno Henrique fez o gol da vitória na partida de ontem. Mais um capítulo de glória na passagem do atacante pelo Flamengo.

A equipe treinada por Tite agora se prepara para a segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Depois de empatar no primeiro jogo, contra o Millonarios, da Colômbia, o Rubro-Negro pega o Palestino, do Chile, na próxima quarta-feira, no Maracanã. O time carioca busca a sua primeira vitória no Grupo E da competição.

Campanha histórica

A campanha do Flamengo “ficou guardada na história”, como diz a música dos torcedores. Isso porque o time treinado por Tite não foi apenas dominante dentro de campo contra os adversários. Mas em números, a equipe mostrou mais ainda o seu poder dentro da competição. O Flamengo terminou o Carioca com 11 vitórias, 4 empates (82,2% de aproveitamento) e 1 gol sofrido. Vale lembrar que o time titular entrou com o torneio em andamento por conta da pré-temporada realizada nos EUA.

A partir da 5ª rodada, o Rubro-Negro entrou de vez na competição. É importante dizer que o único gol levado pelo campeão foi contra o Nova Iguaçu, ainda com um time recheado de garotos, comandado por Mário Jorge. Foi então que o Flamengo começou a sua caminhada. No primeiro clássico, um 0 a 0 contra o Vasco, quando Gabigol perdeu um pênalti no fim do jogo. A primeira vitória sobre um rival foi contra o Botafogo, gol de Léo Pereira nos acréscimos.

Mas foi contra o Fluminense que o time ganhou corpo. No primeiro turno, vitória dominante por 2 a 0, o que deixou o caminho livre para a conquista da Taça Guanabara. Esta viria na rodada seguinte, contra o Madureira. As semifinais colocaram Flamengo e Fluminense frente a frente novamente. E deu o Rubro-Negro em dois jogos. Vitória incontestável no primeiro jogo, e um empate sem gols no segundo.

Decisão contra a sensação do torneio

O outro lado da chave tinha a equipe com a segunda melhor campanha na primeira fase, o Nova Iguaçu, e o Vasco. Com mais torcida e uma camisa pesada, o Cruz-Maltino acabou dominado no primeiro jogo. Léo Jardim fez grandes defesas e o jogo ficou no 1 a 1. Na segunda partida, mesmo com o mando do Laranjão, a equipe de São Januário colocou mais de 60 mil torcedores.

Contudo, o resultado foi para o lado da Baixada Fluminense: 1 a 0. Assim, o time treinado por Carlos Vitor ficou credenciado para jogar a decisão contra o Flamengo. A primeira partida, realizada no último dia 31 de março, o Rubro-Negro fez o que dele se esperava: vitória por 3 a 0 e o título encaminhado. Pedro marcou duas vezes e ainda teve um gol contra.

Já neste domingo, o Flamengo com uma enorme vantagem, buscou o gol do Nova Iguaçu. No primeiro tempo, teve chances com Arrascaeta, Everton Cebolinha, que mandou na trave. Fabrício, goleiro do Laranjão também mostrou segurança para evitar os gols rubro-negros. A torcida ficou na bronca. Isso porque o time já tinha o título encaminhado, mas o torcedor queria comemorar um gol.

E ele saiu na segunda etapa. Só que demorou. Antes disso, Arrascaeta e Cebolinha, os dois melhores do time, perderam mais outras chances. No caso do camisa 11, mais uma bola na trave. Foi então que Cebolinha deu lugar ao ídolo Bruno Henrique. No primeiro toque na bola, o atacante colocou na gaveta de Fabrício para abrir o placar. O título já era questão de tempo e o bonito gol, de um dos jogadores que simbolizam esta fase vencedora do clube, veio para coroar a campanha histórica.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial