• Leo Fernández marcou o gol da vitória tricolor no Maracanã
  • Cruzeiro teve chances no jogo, mas o Flu mereceu a vitória
  • Com 41 pontos, Fluminense aparece na quarta colocação

O Fluminense venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Embora tenha dominado o jogo, o Tricolor das Laranjeiras teve dificuldades, principalmente nas finalizações. Germán Cano não estava em um dia inspirado. A defesa do time carioca também sofreu nos contra-ataques, mas nada que pudesse comprometer. Isso porque a equipe treinada por Zé Ricardo deixou muito a desejar.

Leo Fernández fez o gol do Fluminense cobrando falta. Mesmo em um lance muito bonito, Rafael Cabral poderia ter atuado melhor naquele lance. A vitória colocou o time carioca na quarta colocação, com 41 pontos. A Raposa, por sua vez, está na 11ª colocação, com 29 pontos. O Fluminense volta a jogar no Brasileirão no próximo dia 30, contra o Cuiabá, fora de casa. No domingo, o Cruzeiro faz o clássico contra o América-MG.

Fluminense domina o primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Fluminense tomando conta das ações ofensivas. Nos primeiros minutos, o Cruzeiro ainda conseguiu neutralizar bem as tentativas de ataque do Tricolor, mas a partir dos 10 minutos, o time treinado pelo técnico da Seleção Fernando Diniz dominou de vez o jogo. Foi então que Cano teve a primeira chance após cruzamento de Keno da esquerda.

O Fluminense entendeu que pela esquerda era o melhor lado e foi por ali também que o time carioca chegou a sua melhor chance na partida. Keno serviu Cano mais uma vez, que dominou e chutou de esquerda. A bola explodiu no travessão de Rafael Cabral. O Cruzeiro tentava escapar usando a velocidade de Nikão e Wesley. Mas os dois estavam muito bem marcados.

Aos 23 minutos, foi a vez de Alexsander receber de Diego Barbosa dentro da área. O camisa 5 do tricolor passou por dois marcadores e chutou cruzado. Rafael Cabral fez grande defesa. Então, mesmo tomando conta do jogo, o Tricolor das Laranjeiras não conseguia abrir o placar. A partir daí os times passaram a jogar mais na marcação. Muitas faltas foram marcadas.

Na última chance da primeira etapa, Germán Cano recebeu um lançamento no meio da área, mas a defesa do Cruzeiro chegou a tempo de evitar o pior. Foi assim que terminou a primeira etapa. O Tricolor dominou, mas não conseguiu abrir o placar no Maracanã.

Leo Fernández garante os três pontos

O segundo tempo começou com o Cruzeiro indo para cima do Fluminense. Mas não antes de se defender de mais um ataque tricolor. Na resposta, Mateus Vital recebeu um belo lançamento, invadiu a área e chutou de direita. A bola passou por Fábio, mas não por André, que colocou para escanteio. A melhor chance do Cruzeiro na partida do Maracanã.

O Fluminense se assustou com o lance da Raposa. Por conta disso, se mostrou um pouco mais cauteloso na hora de atacar. Principalmente, quando se tratava de contra-ataques. As duas finalizações do Fluminense até aquele momento tinha sido um chute de Keno, que bateu na defesa e foi para escanteio, além de uma finalização de Lima. O volante chutou da entrada da área e a bola também resvalou na defesa.

Foi então que Fernando Diniz colocou Leo Fernández e Marcelo no jogo. A mexida deu certo. Minutos depois de entrar, Fernández cobrou uma falta com efeito e abriu o placar. A bola fez curva, mas Rafael Cabral poderia ter ido nela. Era o primeiro gol do Tricolor das Laranjeiras. Naquele momento, o time carioca estava assumindo a quarta colocação, com 41 pontos.

Depois do gol o Fluminense recuou e chamou a Raposa para o campo defensivo. Com recursos limitados, os mineiros chegaram com perigo em nos contra-ataques e em bola parada. Na melhor chance, Matheus Jussa aproveitou uma cobrança de falta e exigiu ótima intervenção de Fábio. Mas não tina tempo para mais nada. Vitória tricolor no Maracanã.