• Tricolor carioca faz 2 a 0 no primeiro tempo, mas leva gol na etapa final
  • Nas penalidades, goleiro Fábio pega as cobranças de Nathan e Cristaldo
  • Time de Mano Menezes espera vencedor de Atlético-MG x San Lorenzo

Atual campeão da Conmebol Libertadores, o Fluminense abriu 2 a 0 no primeiro tempo e levou um gol do Grêmio na segunda etapa. Ainda assim, garantiu vaga nas quartas de final ao ganhar nos pênaltis por 4 a 2, na noite desta terça-feira, no Maracanã. Thiago Silva abriu o placar com gol de cabeça, e Jhon Arias ampliou de pênalti. Gustavo Nunes diminuiu para o Imortal e igualou o placar do confronto. Nas penalidades, brilhou a estrela de Fábio, que pegou as cobranças de Nathan e Cristaldo. Pelo lado do Flu, só Ganso desperdiçou ao bater na trave.

O Fluminense passou de fase e espera o classificado do jogo entre Atlético-MG e San Lorenzo, que se enfrentam nesta terça, às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV. No primeiro jogo, os times empataram por 1 a 1, em Buenos Aires. O Grêmio, agora, passa a ter só o Brasileirão para disputar até o final do ano, após cair nos pênaltis tanto na Copa do Brasil quanto na Libertadores.

As partidas das quartas de final da Libertadores acontecerão só no mês de setembro, após a data Fifa Neste fim de semana, contudo, os dois times entram em campo pelo Campeonato Brasileiro. O Fluminense visita o Atlético-MG, no sábado (24 de agosto), enquanto o Grêmio também joga fora de casa, diante do Criciúma, no domingo (dia 25).

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Fluminense tomou a iniciativa da partida e dominou quase todas as ações. Assim, construiu o resultado que o garantiria nas quartas de final. Aos 14 minutos, Jhon Arias bateu escanteio aberto pela direita, Thiago Silva se desvencilhou da marcação e cabeceou firma, acertando o canto esquerdo de Marchesín: 1 a 0.

Pouco tempo depois, Arias criou mais uma chance, em chute salvo por Dodi. Contudo, o meio-campista do Grêmio acabou tocando com o braço na bola. O árbitro assinalou pênalti com ajuda do VAR. Na cobrança, o próprio Arias deslocou o goleiro, batendo no canto esquerdo, e ampliou o marcador no Maracanã: 2 a 1.

No fim da etapa, o time gaúcho se lançou ao ataque, precisando de um gol para voltar à disputa, enquanto a equipe da casa passou a explorar o contra-ataque. Na segunda etapa, o técnico Renato Portaluppi fez alterações, e o Grêmio voltou melhor na partida. Ainda assim, o primeiro lance de perigo foi do Fluminense. Ganso pegou a sobra na meia-esquerda e finalizou por cobertura de fora da área. A bola explodiu no travessão de Marchesín e saiu por cima.

O Imortal, por sua vez, chegou a diminuir aos 25 minutos, com Jemerson, de cabeça. Porém, o VAR traçou as linhas e identificou um impedimento do zagueiro. No entanto, aos 31 minutos, o gol valeu, e a equipe visitante conseguiu o que tanto buscava. Monsalve foi ao fundo pela direita e cruzou rasteiro. Fábio cortou mal, e, em seguida, Gustavo Nunes finalizou para o fundo da rede: 2 a 1. Aos 39, Thiago Silva pegou sobra dentro da área e cruzou rasteiro. John Kennedy finalizou para as redes, mas estava em impedimento.

Como foi a disputa de pênaltis

Nas penalidades, então, Paulo Henrique Ganso começou batendo na trave. Porém, Nathan e Cristaldo erraram do lado do Grêmio, parando nas defesas de Fábio. Coube a Jhon Arias converter o pênalti final e classificar o Fluminense para as quartas de final. Reinaldo e Monsalve marcaram para o time gaúcho, enquanto Thiago Silva, John Kennedy, Lima e Arias fizeram para a equipe carioca: 4 a 2. O atual campeão avançou às quartas de final da Libertadores.