• Vitória por 1 a 0, no Maracanã, gera alívio ao Tricolor
  • Resultado deixa o Furacão em situação difícil no Z4
  • Argentino entra no segundo tempo e marca aos 35

O Fluminense fez o dever de casa e venceu o Athletico-PR por 1 a 0, nesta terça-feira, no Maracanã, em jogo atrasado da 17ª rodada do Brasileirão. O atacante Germán Cano entrou na metade do segundo tempo e marcou o gol que fez o time carioca se distanciar ainda mais do grupo dos quatro últimos colocados. Além disso, complicou a vida do Furacão em sua tentativa de se manter na Série A.

Com o resultado, então, o Fluminense chegou aos 36 pontos e assumiu a 11ª posição da tabela. Ou seja, quatro acima da zona de rebaixamento. O Athletico-PR, por sua vez, se manteve com apenas 31 e é o 18º colocado na classificação (com um jogo a menos).

Na próxima rodada do Brasileirão, o Fluminense terá o Vitória, no Barradão, no sábado, às 16h30 (de Brasília), em novo confronto direto da parte de baixo da tabela. Já o Athletico recebe o Cruzeiro, na Arena da Baixada, no mesmo dia, mas às 18h30.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi lento, de poucas emoções e muita disputa entre os jogadores. Jogando em casa, o Fluminense teve o domínio contra o Athletico-PR, que se limitou a ficar na defesa. Mesmo tendo a posse de bola, faltou ao Tricolor ter mais efetividade para concluir as jogadas.

O goleiro Mycael foi exigido em apenas dois lances, nas finalizações e Lima e Jhon Arias. Contudo, não teve chance clara de gol. O Furacao, por sua vez, não explorou o contra-ataque e abusou dos erros de passe no meio de campo. Assim, o placar de 0 a 0 se arrastou até o fim da etapa.

No segundo tempo, o jogo não mudou tanto. Fora de casa e em fase difícil, o Athletico se limitou a entregar a bola para o Fluminense e esperou em seu campo. Com o passar dos minutos, e a falta de criatividade dos cariocas, o Rubro-Negro buscou mais o ataque. Assim, teve duas boas oportunidades de gol.

Na primeira, Nikão bateu escanteio, Pablo finalizou, e Fábio fez grande defesa. Em outra tentativa, Emersou roubou a bola de Martinelli, arrancou sozinho e chutou, mas o goleiro espalmou para salvar o Tricolor.

Já na parte final do jogo, na base da pressão e do abafa, o Fluminense apertou e conseguiu o gol da vitória. Aos 36 minutos, Martinelli cruzou da esquerda, Samuel Xavier arrumou para o meio, Keno furou e Cano empurrou com o queixo para o fundo da rede: 1 a 0. Com a vantagem no placar, o Tricolor passou a fazer o tempo passar e esperou o apito final para garantir a terceira vitória seguida no Brasileirão.