• Marcelo e Ganso marcaram os gols do Fluminense no Maracanã
  • Vitória colocou o Fluminense na próxima fase em primeiro do grupo
  • Tricolor ainda tem a partida contra o Alianza Lima em casa

O Fluminense venceu o Cerro Porteño, do Paraguai, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela quinta rodada do Grupo A, da Copa Libertadores da América de 2024. Em um jogo muito equilibrado, o Tricolor das Laranjeiras precisou se esforçar ao máximo para não somente garantir a vitória, mas carimbar a classificação para a próxima fase da competição.

Marcelo abriu o placar no início do jogo com um bonito chute de perna direita. Entretanto, o Fluminense levou o empate em seguida, com Vieira. Em uma jogada do ex-rubro-negro Piris da Motta, o volante entrou na área como um centroavante para marcar o primeiro gol do Cerro. O empate. Depois de tanto insistir, além disso, após a expulsão de Báez.

Com a vitória, o Fluminense foi aos 11 pontos e garantiu o primeiro lugar do Grupo A com uma rodada de antecedência. O time brasileiro encerra a participação na fase de grupos na próxima quarta-feira, dia 29/05, no Maracanã, contra o Alianza Lima, que tem chances remotas de classificação. Como a rodada do Brasileirão foi suspensa, o Tricolor volta a campo na próxima semana, contra o Sampaio Corrêa, do Maranhão, pela Copa do Brasil.

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1791255722878967820

Primeiro tempo difícil

O primeiro tempo começou com o Fluminense em cima do Cerro. Sem dar chances para a equipe paraguaia, o time treinado por Fernando Diniz abriu o placar logo aos cinco minutos. Depois da cobrança de escanteio, Antônio Carlos cabeceou, a bola bateu no Arias, mas sobrou para Cano completar para o gol. Contudo, a arbitragem anulou pelo impedimento do meia tricolor.

Mas não demorou muito para o Tricolor abrir o placar. Sem esperar muito, Marcelo recebeu pelo lado esquerdo, aos 14 minutos. O lateral tricolor passou para a direita e chutou colocado. A bola foi no ângulo esquerdo do goleiro Jean. Um bonito gol do Fluminense, o primeiro da noite no Maracanã. O time brasileiro seguiu em cima dos paraguaios, mas a defesa do Cerro ficou em vantagem.

Assim como o ataque. Aos 18 minutos, Piris da Motts disputou a bola com Alexsander e ganhou. O volante ex-Flamengo avançou pela direita e cruzou para Wilder Vieira marcar o gol de empate. Era o segundo gol marcado no Maracanã, o primeiro dos paraguaios. Naquele momento, o resultado, embora ruim, classificava o Fluminense: 1 a 1.

Os comandados de Fernando Diniz, então, voltaram a atacar o time do Cerro. Contudo, acostumados a jogar a competição, suportaram a pressão e chegaram ao segundo gol. Em um contra-ataque rápido, Churín marcou de cabeça. Mas o VAR auxiliou o árbitro e marcou jogada ilegal. Antes de terminar o primeiro tempo, Cano ainda desviou um chute e obrigou Jean a fazer uma boa defesa.

https://twitter.com/LibertadoresBR/status/1791256949536760064

Ganso decide para o Fluminense

O Fluminense voltou com o mesmo ímpeto para o segundo tempo. Tocou a bola e tentou as infiltrações pelos lados. Mas o Cerro já havia encaixado a marcação e, por conta disso, conseguiu manter a distância dos perigosos jogadores do time brasileiro longe da meta de Jean. Tanto é que a primeira chance do Tricolor no segundo tempo foi com Germán Cano, aos 13. O argentino cabeceou com perigo, mas a bola foi para fora.

Três minutos depois, o Cerro conseguiu dar a sua primeira escapada, com Iturbe. O atacante arrancou do campo de defesa depois de driblar Marcelo. Entretanto, quando chegou na área tricolor, o jogador perdeu a força e nem sequer finalizou. O jogo não tinha nenhuma mudança até os 20 minutos do segundo tempo e o empate classificava, mas não era bom para os planos dos brasileiros.

Até que em uma roubada de bola, o Fluminense chegou com Ganso na entrada da área. Báez derrubou o camisa 10. Como já tinha o amarelo, o zagueiro acabou expulso. Ganso cobrou a falta na barreira, mas na sequência do lance, saiu o gol do Fluminense. Guga cruzou na área e o meia tricolor subiu mais do que Piris da Motta para fazer o segundo gol tricolor.

O gol do Fluminense deixou o Cerro mais à frente. Tanto é que as duas melhores chances do segundo tempo foram após o segundo gol do Tricolor. Mas, com um jogador a menos, ficou difícil até mesmo para completar as jogadas. Renato Augusto, que entrou no decorrer do jogo ainda cobrou uma falta na entrada da área e foi só. Fluminense classificado.