- Arias garante os três pontos do Fluminense no Maracanã
- Raposa perde muitas chances e Diniz segue sem vencer
- Fluminense chega aos 30 pontos e sai da zona de rebaixamento
O Fluminense venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O Tricolor se segurou no primeiro tempo, quando a Raposa teve mais chances de abrir o placar, e conseguiu marcar no segundo tempo. Arias fez o gol que garantiu a vitória sobre o time mineiro.
Vale lembrar que o Cruzeiro não vence o Fluminense no Rio desde 2008. Esta foi a terceira partida sob o comando de Fernando Diniz e o treinador, ex-Fluminense, ainda não venceu. Assim, com a vitória, o Tricolor das Laranjeiras chegou aos 30 pontos e saiu momentaneamente da zona de rebaixamento. O time treinado por Mano Menezes vai precisar aguardar o restante da rodada.
Já o Cruzeiro, estacionou nos 43 e segue em oitavo. Da mesma forma que o Fluminense, vai precisar aguardar o fim da rodada. Os dois times voltam a campo daqui a pouco mais de 10 dias. No dia 17, o Fluminense encara o clássico contra o Flamengo. O Cruzeiro, por sua vez, recebe o Bahia, no Mineirão no dia seguinte.
Cruzeiro domina
O primeiro tempo começou com o Cruzeiro com a bola e tentando propor o jogo. Com o treinador Fernando Diniz fazendo apenas o terceiro jogo à frente do time, as saídas de bola foram mais complicadas do que costumavam ser em outros clubes. Em duas saídas de bolas erradas, o time treinado por Mano Menezes criou duas chances reais de gol.
Na primeira, com Keno. Depois da roubada de bola, o atacante chutou na entrada da área para a defesa de Cássio. Minutos depois, Villalba tentou sair jogando e ao tentar passar, Ganso deu um carrinho no meio do trajeto da bola e quase abriu o placar. O Fluminense, pelo menos nos primeiros 10 minutos, foi melhor no jogo.
Foi então que o Cruzeiro criou a sua melhor chance de gol. Lautaro Díaz disparou do campo de defesa, passou por Manoel e acionou Gabriel Veron. Fábio tentou cortar e deixou a bola nos pés de Kaio Jorge. Com o gol vazio, o atacante chutou, a bola bateu em Marcelo, além de Thiago Santos, e saiu pela linha de fundo.
Gabriel Veron também teve a sua chance. Lautaro Díaz deixou Veron na cara de Fábio e tentou uma cavada, mas o goleiro tricolor fez grande defesa. O primeiro tempo acabou 0 a 0, mas poderia ter saído com gols. No mais, os dois times fizeram um primeiro tempo bem movimentado, mas sem gols.
Fluminense marca o gol
A primeira chegada perigosa no segundo tempo foi da Raposa. Matheus Pereira acionou Veron. O atacante foi levando da defesa para o ataque sem nenhuma marcação e deu um passe de três dedos para Kaio Jorge. O camisa 9 deu uma pancada para o gol, mas na rede pelo lado de fora. O Fluminense melhorou depois da primeira chegada da Raposa.
Isso porque respondeu ao ataque logo em seguida. Ganso lançou Keno aberto na esquerda. O camisa 11 dominou, foi para cima da defesa cruzeirense e finalizou de longe. Cássio faz a defesa sem dar rebote. Em seguida, o goleiro do Cruzeiro saiu errado e a bola ficou com o Tricolor, que abriu o placar. Ganso recebeu na entrada da área pelo lado direito e deixou Arias em condições de chutar cruzado para abrir o placar.
Logo depois do gol, o jogo caiu de produção. O técnico Fernando Diniz tentou mexer no time e colocar o Cruzeiro mais para frente. Chegou forte em uma cabeçada, que Fábio fez grande defesa. Contudo, faltou algo a mais para o empate. O Fluminense, muito limitado, não conseguiu matar o jogo. Portanto, aguardou os minutos passarem para comemorar os três pontos. Vale lembrar que Fernando Diniz ainda não venceu no comando do Cruzeiro.