• Tricolor mostra sua força no segundo tempo e faz 2 a 0 no Maracanã
  • Rossi pega pênalti de Ganso, mas Flu ganha com gols de Lima e Arias
  • Time de Mano Menezes se distancia do Z4, e o Fla fica longe do título

O Fluminense mostrou eficiência para vencer o Flamengo por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã, e se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão. Após um primeiro tempo com chances para os dois lados e um pênalti perdido por Ganso (Rossi defendeu), o Tricolor garantiu a vitória na etapa final, com gols de Lima e Jhon Arias. O Rubro-Negro caiu muito de rendimento no segundo tempo, e Filipe Luís teve sua primeira derrota no comando do time da Gávea.

Com o resultado, então, o Fluminense dormirá na 15ª colocação, com 33 pontos, dois a mais do que o Athletico-PR, que perdeu para o Corinthians por 5 a 2 e abre a zona de rebaixamento. O Vitória, 18º colocado, ainda joga nesta rodada mas, com 29 pontos, não ultrapassaria o Tricolor mesmo ganhando o RB Bragantino. O Flamengo, por sua vez, segue com 51 pontos, no quarto lugar, e distante da disputa pelo título brasileiro.

Como foi o primeiro tempo

No Maracanã, o jogo começou com os dois times marcando no campo de ataque, mas tendo dificuldades para criar as jogadas. O Flamengo, aos poucos, impôs o seu ritmo, controlou a posse de bola e explorou as pontas para tentar abrir a defesa adversária. Dessa forma, ficou perto de marcar em finalizações de Alcaraz, que tocou em Fábio e na trave, e Matheus Gonçalvez, que parou na defesa do goleiro do Fluminense.

Por outro lado, as principais chances do Tricolor saíram de bolas esticadas para Kauã Elias e Marquinhos, que deram trabalho para a defesa rubro-negra. Na reta final da etapa, o Flamengo criou oportunidades, mas não teve capricho para furar a marcação do rival. Além disso, em contra-ataque, Martinelli acionou Marquinhos, que invadiu a área e foi derrubado por Léo Pereira dentro da área. O pênalti foi validado após a revisão do árbitro no VAR. Ganso bateu rasteiro, e Rossi saltou no seu canto direito para defender.

Como foi o segundo tempo

Após o intervalo, o Fluminense retornou com Arias na vaga de Marquinhos. De forma rápida, o colombiano mudou o cenário do duelo. O Tricolor manteve a posse de bola e explorou as fragilidades do setor defensivo do Flamengo. Investindo no setor de Ayrton Lucas, o time de Mano Menezes conseguiu marcar dois gols e definir a partida.

O primeiro deles, logo aos 4 minutos, a bola foi passada para Ganso que, mesmo marcado, deu lindo passe de calcanhar para Kauã Elias. O atacante avançou em direção à área e encontrou Lima chegando para finalizar no fundo da rede: 1 a 0. Dez minutos depois, então, saiu o segundo gol do Flu. Martinelli tabelou com Ganso no lado direito de ataque, a marcação do Flamengo deu espaço, e o volante passou para Arias completar dentro da área. Jogada semelhante ao gol anterior: 2 a 0.

A equipe rubro-negra sentiu o baque e ficou desorganizado na criação de jogadas. Mesmo tendo a posse de bola, não achou brechas para atacar. Com jogadores aplicados na marcação, Fluminense se fechou na defesa e facilitou para o goleiro Fábio, que nem precisou trabalhar tanto. Vitória tricolor para dar fôlego na luta contra o rebaixamento.

Próximos jogos

Após o revés no clássico, o Flamengo tenta se recuperar para disputar o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil, no domingo, contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Na ida, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0, no Maracanã, e jogará pelo empate para avançar à decisão. O Fluminense, por sua vez, só voltará a campo no dia 26 de outubro, diante do Vitória, em outro confronto direto na parte de baixo da tabela de classificação do Brasileirão.