• Time de Fernando Diniz bate rival por 2 a 1 neste sábado
  • Tricolor das Laranjeiras não ganhava clássico há 13 jogos
  • Ganso e Martinelli marcam, enquanto Vegetti desconta

Em clássico marcado pelo equilíbrio, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 1, neste sábado, no Maracanã, pela terceira rodada do Brasileirão. O Tricolor abriu o placar com Ganso no primeiro tempo e ampliou com Martinelli na etapa final. O Cruz-Maltino diminuiu com Vegetti e esteve perto de empatar. O centroavante argentino chegou a marcar, mas estava em posição irregular.

Com este resultado, então, o Fluminense encerrou uma sequência de 13 clássicos sem ganhar. Além disso, conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, chegando a 4 pontos na tabela (na oitava colocação). O Vasco, por outro lado, perdeu a segunda partida seguida após estrear com vitória em casa e ocupou o 13º lugar, com 3 pontos.

O Fluminense, portanto, voltará a campo na quinta-feira, diante do Cerro Porteño, no Paraguai, às 19h (de Brasília), pela fase de grupos da Conmebol Libertadores. No Brasileirão, o Tricolor joga só no domingo que vem, quando visitará o Corinthians, em Itaquera. O Vasco, por sua vez, terá a semana livre para treinar para o duelo de sábado que vem, contra o Criciúma, em São Januário.

Como foi o primeiro tempo

No primeiro tempo, o Vasco começou arriscando em chute de fora da área de Mateus Carvalho, que Fábio defendeu. Contudo, o Tricolor se encontrou no jogo rapidamente e inaugurou o marcador aos 10 minutos. Felipe Melo tocou na esquerda para Marcelo, que levantou a bola na área. Ganso cabeceou entre os zagueiros e mandou a bola no canto esquerdo de Léo Jardim: 1 a 0.

Minutos depois, os jogadores do Vasco reclamaram de um toque de mão de Manoel dentro da área, após chute de Vegetti. O árbitro, porém, não marcou o pênalti. Daí em diante, as equipes não criaram chances claras na reta final da etapa, protagonizando um jogo de muita disputa por espaço e pouca inspiração com a bola no pé. Do lado do Fluminense, a única oportunidade aconteceu em finalização de Marcelo, que Léo Jardim defendeu. Já o Cruz-Maltino chegou em chute de Lucas Piton por cima da trave.

Como foi o segundo tempo

O segundo tempo, então, começou com os dois times buscando o ataque. O goleiro Léo Jardim defendeu chute de Jhon Arias, e Fábio trabalhou em finalização cara a cara de Rayan, após erro de Manoel na saída de bola. Aos 8 minutos, porém, o Tricolor ampliou o placar. Jhon Arias tocou dentro da área para Samuel Xavier cruzar. Martinelli, na segunda trave, dominou no peito, esperou o quique da bola e finalizou de canhota no cantinho, na saída do goleiro: 2 a 0.

Dois minutos depois, o Vasco diminuiu. Hugo Moura cruzou para Vegetti, que subiu mais alto que a zaga e desviou de cabeça, com a bola tocando no travessão e quicando dentro do gol: 2 a 1. A parte final do jogo ficou emocionante e de pura ‘trocação’. O Fluminense ainda acertou o travessão em cobrança de falta de Marquinho, enquanto o Cruz-Maltino chegou a empatar com Vegetti tocando na saída de Fábio, mas estava em impedimento.

Nos minutos finais, o goleiro tricolor defende cabeçada de Vegetti, e Léo Jardim trabalhou em arremates de Arias e Douglas Costa. Nos instantes finais, o Vasco teve a chance de empatar, em finalização cara a cara de Clayton, mas ele mandou a bola para fora e desperdiçou.