• Leão do Pici não dá chances ao Timão na Arena Castelão
  • Pikachu e Tinga fazem os gols do Laion no confronto
  • Decisão histórica será com o vencedor de LDU e Defensa y Justicia

O Fortaleza fez história nesta terça-feira. Jogando em uma Arena Castelão lotada, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda venceu o Corinthians por 2 a 0 e avançou para a decisão da Copa Sul-Americana de 2023. Em uma partida onde o time paulista pouco assustou, o Laion mostrou que é um time organizado e pronto para desafiar qualquer time do continente de igual para igual.

Pikachu e Tinga marcaram os gols do jogo no início do segundo tempo, mas o gol poderia ter saído bem antes. A má pontaria, a defesa corintiana e, sobretudo, Cássio evitaram um placar ainda mais elástico. Restou ao time paulista, que demitiu Vanderlei Luxemburgo e apostou em Mano Menezes para vencer esse duelo, ver o adversário, muito melhor no jogo, partir rumo a decisão.

Agora, o Fortaleza, o primeiro clube nordestino a decidir uma competição continental na história, aguarda o vencedor de LDU e Defensa y Justicia, que se enfrentam nesta quarta-feira, na Argentina. No primeiro jogo, na última semana, vitória dos equatorianos por 3 a 0. Ou seja, a equipe de Quito poderá perder por até dois gols que estará na final. O jogo que vale a taça está marcado para o dia 28 deste mês, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. 

Faltou o gol no primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Fortaleza tomando conta das ações ofensivas da partida. Em dois minutos, José Welison finalizou pela primeira vez para o Fortaleza e Pikachu chutou a bola no braço de Lucas Veríssimo. O VAR ainda analisou o lance, mas não marcou a penalidade máxima. O Laion foi para cima com tudo para abrir o placar com poucos minutos.

Aos 10 minutos, o Laion acertou o gol pela primeira vez. Depois de um cruzamento na área vindo da esquerda, Lucero se antecipou a defesa e desviou de cabeça a bola vai nas mãos de Cássio, que faz a defesa. O gol parecia cada vez mais perto. Lucero teve outra chance de finalizar. Dessa vez, Fagner conseguiu desviar para escanteio. Na cobrança, Bruno Pacheco cabeceou por cima do gol de Cássio.

Aos 18 minutos, o Fortaleza já havia finalizado seis vezes, enquanto o Corinthians ainda não tinha saído da defesa. Foi então que Moscardo roubou a bola e passou para Renato Augusto. O camisa 8 do Timão enfiou para Yuri Alberto, que finalizou com força. João Ricardo conseguiu fazer uma ótima defesa. Era a primeira chegada. Assim, depois da finalização do Corinthians, o Fortaleza diminuiu o ritmo.

A partida foi esquentar novamente a partir dos 30 minutos. Depois da boa chegada do ataque do Fortaleza, Pikachu de dentro da área, chutou cruzado. Cássio fez grande defesa e manteve o jogo em 0 a 0. Minutos depois, o mesmo Pikachu cruzou, a bola bateu em Fábio Santos e Cássio desviou. A bola ainda sobrou para três chutes do ataque cearense. Contudo, as três tentativas bateram na defesa.

Fortaleza decide no início

A segunda etapa começou conforme a primeira. Com o Fortaleza sufocando o Corinthians. Logo no primeiro minuto, Pikachu arrumou uma falta pelo lado direito. Bruno Pacheco levantou. Na disputa entre Lucero e Yuri Alberto, a bola foi em direção ao gol, mas foi para fora. Contudo, no lance seguinte, o tão sonhado gol. Bola cruzada pelo lado esquerdo, Pikachu conseguiu ficar com ela, girar e tocar na saída de Cássio. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Laion.

O gol aos três minutos deixou o Timão atordoado. Seis minutos depois, mais um gol do time da casa. Bruno Pacheco pega a sobra do escanteio. Cruza na segunda trave. Fábio Santos não alcança e Tinga nem precisa pular para cabecear para o gol. Cássio nada pôde fazer. Era o segundo gol do Fortaleza, que era melhor desde o início do jogo. A pressão seguiu. Naquele momento, então, o Laion tinha 13 escanteios e o Corinthians apenas um.

O segundo gol deu tranquilidade ao Leão do Pici. Os jogadores passaram a não arriscar mais e o técnico Juan Pablo Vojvoda baixou as linhas e deixou o time menos exposto. Mas essa estratégia acabou chamando o Corinthians para o seu campo. Gerou, inclusive, um lance de perigo que Matías Rojas finalizou para fora. Mesmo assim, o contra-ataque virou a estratégia de jogo naquele momento.

Embora tenha esperado o Timão em seu campo de defesa, o Fortaleza não teve maiores dificuldades para repelir os ataques do clube paulista. Nos contra-ataques, pouco interesse em marcar o terceiro gol. Portanto, o jogo entrou em um momento com poucas chances. A última, talvez, tenha sido a melhor do Corinthians na segunda etapa. Yuri Alberto aproveitou o levantamento na área e tentou de voleio. João Ricardo pegou e finalizou o jogo.