• Equatorianos levam o primeiro gol, mas empatam em seguida
  • Goleiro Domínguez brilha nas cobranças de pênalti e garante taça
  • Romero, Pedro Augusto e Brítez perderam as suas cobranças

O sonho do Fortaleza de ser o primeiro campeão nordestino de uma taça internacional teve de ser adiado. O Laion empatou em 1 a 1 com a LDU na tarde deste sábado, em Punta del Este, no Uruguai, mas perdeu por 4 a 3 nas penalidades máximas e ficou sem o título da Copa Sul-Americana. Em uma partida onde o Leão do Pici jogou melhor, o time equatoriano mostrou experiência em competições e decisões deste nível.

Lucero abriu o placar no início do segundo tempo. Contudo, Alzugaray empatou logo em seguida e deixou tudo igual até chegar nas penalidades máximas. Foi então que brilhou a estrela de Alexander Domínguez, que pegou as cobranças de Romero, Pedro Augusto e Brítez para garantir o segundo título da história da LDU (os equatorianos venceram o Fluminense, em 2009, e levantaram o troféu).

Com o título, a LDU está classificada para a decisão da Recopa Sul-Americana com o vencedor de Fluminense e Boca Juniors. As duas equipes decidem a Copa Libertadores no próximo sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Para o Fortaleza, restou o Campeonato Brasileiro e a busca pela vaga para alguma competição internacional no ano que vem.

Primeiro tempo fraco tecnicamente

O jogo começou truncado, como a maioria das decisões desse tamanho. A impressão que deu era de que os times estavam nervosos. Mas à medida que o tempo ia passando, os times se soltaram um pouco mais. Marinho finalizou pela primeira vez aos três minutos, mas sem perigo. A primeira chegada que levou certo perigo foi em uma falta ensaiada que Pochettino jogou na área e Zé Welison tocou muito forte. Lucero não alcançou por pouco.

O jogo passou a ficar concentrado no meio-campo, mas com um leve domínio do Fortaleza. Mas a LDU, mesmo assim, chegou em duas oportunidades. Na primeira, Tinga afastou. Mas logo depois, João Ricardo se antecipou. Minutos depois, foi a vez do Fortaleza chegar com Marinho. Em uma escapada rápida do atacante, ele entrou na área, mas não chutou. A bola ainda sobrou para Lucero, que chutou na defesa. Foi a melhor chegada do Laion.

Na resposta, a LDU jogou a bola na área e a defesa do Leão do Pici afastou. A bola sobrou e Quintero cabeceou por cima do gol de João Ricardo. O jogo, então, voltou a ficar truncado. Muitas faltas e catimba pelo lado do time equatoriano. E, por incrível que pareça, o time treinado por Juan Pablo Vojvoda entrou na onda. Nesse tempo, Jhojan Julio conseguiu escapar e chutar pela linha de fundo.

Na parte final do segundo tempo, o Fortaleza levou perigo mais uma vez em uma cobrança de falta. Novamente pelo lado direito. Desta vez, Marinho cobrou e a bola desviou no caminho. Zé Welison tentou desviar para o gol, mas deu uma de zagueiro. E assim terminou o primeiro tempo.

Jogo cresce no segundo tempo

O segundo tempo começou completamente diferente do primeiro. Isso porque logo nos primeiros cinco minutos, os dois times chegaram em condições de marcar o primeiro gol. O primeiro a chegar foram os equatorianos. Jhojan Julio saiu em velocidade e ficou de frente com João Ricardo, que fez grande defesa com os pés. O goleiro do Laion salvou o time de levar o primeiro gol.

Na resposta, na chance do Fortaleza, o gol: Pochettino recebeu pelo lado direito e avançou. O meia fez o drible e cruzou como um verdadeiro lateral. A bola chegou em Lucero, que se antecipou para abrir o placar para o Leão do Pici. Era o primeiro gol da decisão, o primeiro do Fortaleza. O gol tranquilizou o time cearense. Mas tranquilizou até demais.

Aos 10 minutos, Alzulgaray, que entrou no lugar de Ibarra no primeiro tempo, recebeu um lançamento longo da defesa. Disputou a bola com com o jogador do Fortaleza e passou por dois marcadores, antes de chutar colocado no canto direito de João Ricardo. Um bonito gol da LDU. O empate na decisão da Copa Sul-Americana. Depois do gol, o jogo deu uma acalmada.

O agito voltou quando Yago Pikachu entrou no lugar de Guilherme. Na primeira bola, o Fortaleza roubou a bola no campo de defesa da LDU e ela sobrou para Pikachu. De frente para o gol, o meia chutou cruzado e Alexander Domínguez fez grande defesa. Minutos depois, mais uma chegada. Dessa vez, pela esquerda, com Marinho. O atacante sofreu a falta e ele mesmo cobrou para a área. Bruno Pacheco desviou e Alexander Domínguez fez mais uma grande defesa.

Parte final equilibrada

Depois dos lances de perigo para o Fortaleza, o jogo voltou a ficar mais truncado, sem chegadas mais agudas dos dois times. Mas os minutos foram passando e a etapa complementar se encaminhava para o final, os dois times trocaram ataques. Thiago Galhardo fez bonita jogada no campo de defesa e seguiu em arrancada. O atacante abriu pelo lado direito e foi para a área. No cruzamento, Galhardo tentou de voleio, mas errou.

Minutos depois, foi a vez de Martínez finalizar da intermediária. A bola seguia até o ângulo, mas João Ricardo fez a defesa. Depois, os dois times passaram a tocar a bola e diminuíram o ritmo, já esperando a prorrogação. Por fim, o árbitro deu pouco acréscimo e finalizou o jogo. Prorrogação!

Prorrogação sem sustos

O primeiro tempo da prorrogação foi equilibrado. Na primeira parte, o Fortaleza dominou as ações e colocou a bola algumas vezes na área de Domínguez, como na finalização de cabeça de Tinga, que foi para fora. Contudo, os minutos foram passando e a LDU começou a equilibrar o jogo. Chance de gol mesmo, nem LDU, nem a equipe brasileira tiveram na primeira etapa. Então, fim de primeiro tempo da prorrogação e seguiu o 1 a 1.

O segundo tempo da prorrogação começou conforme o primeiro, a diferença foram as chances criadas. Logo nos primeiros minutos, foram duas: uma com Pikachu, que cruzou e passou por todo mundo na pequena área. E a outra com Tinga, de cabeça. Por fim, aos 14 minutos, Jhojan Julio driblou dois marcadores, invadiu a área e cruzou para Guerrero, que chutou em cima da defesa. Essa foi a última chance do jogo. As penalidades vão decidir a taça.

Alexander Domínguez brilha

Guerrero começou batendo para a LDU e João Ricardo fez a defesa. 0 a 0 no placar. Thiago Galhardo abriu a série para o Fortaleza e marcou o primeiro gol. O autor do gol Alzugaray foi para a segunda cobrança dos equatorianos e fez. Então, Pikachu marcou o segundo gol do Laion e manteve os 100% naquele momento. Martínez bateu o terceiro pênalti e marcou o segundo da LDU.

Romero bateu mal e Domínguez fez a defesa. A LDU teve a chance de empatar a série e colocou os equatorianos na frente. Jhojan Julio bateu e fez. Tinga foi lá e empatou em seguida. Na chance de fechar o jogo, Pedro Augusto bateu mal e Domínguez pegou. Piovi abriu as cobranças alternadas. Deixou o dele e jogou a responsabilidade para Brítez. O jogador do Fortaleza bateu e Domínguez garantiu o segundo título da LDU na Copa Sul-Americana.