- Yago Pikachu marca o único gol do jogo no segundo tempo
- Laion fica com um jogador a menos e consegue se segurar
- Fortaleza chega aos 48 pontos e passa o Botafogo na ponta
O Fortaleza venceu o Corinthians por 1 a 0 na tarde deste domingo, na Arena Castelão, na capital cearense, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em um jogo de poucas chances para os donos da casa, Yago Pikachu converteu uma das poucas chances que o Laion teve na partida. Pelo lado do Corinthians, ficou a impressão de que dava para pontuar fora de casa nesta rodada. Embora esteja em alta após a classificação na Copa Sul-Americana, no Brasileirão o time não consegue se encontrar.
O gol do Fortaleza saiu apenas aos 32 minutos do segundo tempo. Quando Moisés fez grande jogada, passou por Raniele e Charles e serviu Lucero. O centroavante tocou para o meio da área e encontrou Yago Pikachu, que finalizou de primeira para definir o resultado. Com o triunfo, a equipe cearense voltou a liderar o Brasileirão. São 48 pontos em 23 jogos. O time treinado por Juan Pablo Vojvoda tem um jogo a menos.
Já o Corinthians, com 22, está na 18ª posição e ainda segue na zona de rebaixamento. Vale lembrar que o Timão ainda está vivo não somente na Copa Sul-Americana, mas na Copa do Brasil. Inclusive, nesta quinta, a equipe paulista começa a decidir uma vaga nas semifinais da competição contra o Juventude, no Alfredo Jaconi.
Pelo Brasileirão, o adversário é o Flamengo, na Neo Química Arena, em São Paulo, no domingo. O Fortaleza, por sua vez, defende a liderança contra o vice-líder, Botafogo, no próximo sábado, no estádio Nilton Santos.
Primeiro tempo equilibrado
O primeiro tempo começou com bastante equilíbrio entre os times. O Fortaleza, por jogar em casa, tentou tomar a iniciativa do confronto, mas ficou de encontro com a defesa corintiana, bem postada. O Timão escalou Pedro Raul ao lado de Thalles Magno. A ideia era ter uma referência na área com um jogador de velocidade. Ou seja, o técnico Ramón Díaz optou por um time mais pesado na frente.
Mas teve de desfazer o esquema por conta da contusão de Magno, que saiu com o ombro machucado. Com isso, perdeu o poder ofensivo. Pelo lado do Fortaleza, a equipe tentou chegar em alguns momentos, mas com toque de bola mais cadenciado, procurando, principalmente, Pochettino e Lucero no comando de ataque, mas sem sucesso.
No meio do primeiro tempo a posse de bola estava 50% a 50%. Assim, o Fortaleza foi chegando aos poucos, mas com muita dificuldade de finalizar. Na chance que teve de efetuar a finalização, Breno Lopes pegou um chute mascado e facilitou a defesa de Hugo Souza. Aos 22 minutos, a melhor chance da primeira etapa veio dos pés de Pedro Raul.
O centroavante corintiano recebeu um ótimo cruzamento na pequena área, mas tocou errado na bola e foi para fora. A resposta do Fortaleza só aconteceu depois dos 40 minutos. Primeiro Pikachu recebeu em condições de finalizar e bateu fraco, a bola foi para fora. Aos 46 foi a vez de Felipe Jonatan receber na entrada da área e chutar para boa defesa de Hugo Souza.
Pikachu garante a liderança
Pedro Raul deu lugar a Yuri Alberto. O atacante do Timão ficou fora por um longo período por conta de uma cirurgia. O camisa 9 dos paulistas teve a primeira chance logo aos 3 minutos, quando recebeu um belo lançamento de Charles, mas se atrapalhou no domínio e desperdiçou um grande lance logo no início do segundo tempo.
Logo nos primeiros minutos, o Corinthians mostrou outra postura. Afinal, depois da chance de Yuri Alberto, Romero recebeu ótimo passe de Coronado dentro da área, mas chutou fraco e facilitou a defesa de João Ricardo. Foram duas chances de, pelo menos, finalizar com perigo ao gol do goleiro do Laion, algo que não ocorreu no primeiro tempo. A resposta veio com o zagueiro Kuscevic, que aproveitou um cruzamento para fazer Hugo Souza trabalhar.
Foi então que aos 16 minutos Cacá atingiu Lucero na área e o árbitro marcou a penalidade máxima, Contudo, o VAR pediu para revisar a jogada, o que acabou acontecendo posteriormente. Portanto, após a checagem, o árbitro anulou o pênalti. O jogo, então, foi se encaminhando para o final e ficou ainda mais tenso. Cardona, aos 27 minutos, salvou em cima da linha uma finalização de Yuri Alberto.
Um minuto depois, o mesmo Yuri Alberto recebeu um ótimo passe de Igor Coronado e soltou a bomba. A bola buscava o ângulo de João Ricardo, mas desviou no meio do caminho. Foi então que aos 32, na chance que o Laion teve, marcou: Moisés fez ótima jogada deu para Lucero dentro da área. O centroavante deixou com Pikachu na entrada da pequena área. De primeira, o camisa 22 chutou para as redes. Era o gol do Fortaleza, o gol da liderança. Renato Kayzer e Moisés ainda tiveram chances de matar o jogo, mas desperdiçaram as suas chances.