- Wesley, contra, e Lucero fizeram os gols do Fortaleza
- Equipe cearense estava com longo jejum fora de casa
- Flamengo perde a liderança para o Palmeiras, que venceu
O Flamengo perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. Em mais um jogo onde a equipe treinada por Tite apresentou muitos problemas de desfalque e de jogo, o Laion não quis saber e, com seu bom time, conseguiu jogar nos erros do Rubro-Negro e nas fraquezas para vencer e quebrar um longo jejum de vitórias fora de casa.
Embora estivesse bem no jogo. o Flamengo tinha pontos fracos. Principalmente pelo lado direito, com Wesley. E foi exatamente com o garoto que cedeu o escanteio. Na cobrança, o próprio cabeceou para o gol, sem chances para Rossi. O time da casa começou a pressionar depois que levou o gol. De forma paciente, foi empilhando chances até que a árbitra deu pênalti em Pedro. O próprio bateu e marcou. Na segunda etapa, porém, Lucero fez o gol da vitória.
Com os três pontos no Maracanã, o Fortaleza chegou aos 26 pontos e assume a sétima colocação na tabela. Já o Flamengo, com 31, viu a liderança escapar. O Palmeiras, que venceu na rodada, chegou aos 33 e assumiu a ponta do Brasileirão. O Rubro-Negro só volta a campo no dia 20, quando enfrenta o Criciúma, em Brasília. Já o Fortaleza, jogará na quarta-feira que vem, contra o Vitória, no Castelão.
O jogo
O primeiro tempo começou com o Flamengo tomando conta das ações ofensivas. A estratégia do Fortaleza, desde os primeiros minutos, era clara: explorar os contra-ataques, com a velocidade de Breno Lopes pelo lado esquerdo do ataque da equipe cearense, direito da defesa do Flamengo. Assim, não demorou muito para o time da casa deixar espaços e ceder um escanteio com Wesley. Na cobrança de Pochettino, o garoto desviou contra o próprio gol: 1 a 0.
Da mesma forma que ocorreu no jogo de sábado, contra o Cuiabá, o Flamengo teve de ser paciente. Mas não demorou muito para o time treinado por Tite começar a perder chances de empatar o jogo. David Luiz obrigou João Ricardo a fazer boa defesa e Pedro finalizou no travessão, dentro da pequena área. Com o gol maduro, ele acabou saindo. Depois de ser derrubado dentro da área, Pedro cobrou a penalidade e empatou o jogo.
No segundo tempo o Flamengo cansou. Gerson, Ayrton Lucas e Wesley cansaram e não conseguiam mais levar a equipe à frente. Foi então que o Laion começou a crescer na partida. Os contra-ataques começaram a ficar mais perigosos. Lucero quase marcou em uma dessas jogadas. Assim, com o ensaio pronto, o Leão do Pici chegou ao segundo gol. Lucero puxou o contra-ataque, tocou para Pochettino e recebeu de volta para desempatar o jogo: 2 a 1.
A partir daí o Flamengo pouco produziu e, em uma medida desesperada para conseguir o empate, Tite fez mexidas e colocou Gabigol e Carlinhos. E por muito pouco a dupla não conseguiu fazer a jogada do empate. Mas, com o auxílio do VAR, o gol acabou anulado por impedimento de Gabigol. Assim, fim de jogo e vitória do Fortaleza no Maracanã.