• Lucero fez o gol da vitória do Leão do Pici no Castelão
  • Fortaleza não teve dificuldades em vencer o adversário
  • Fluminense segue com sete pontos e é o lanterna

O Forteleza venceu o Fluminense por 1 a 0 na tarde deste domingo, na Arena Castelão, na capital cearense, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O time da casa, treinado pelo técnico argentino Juan Pablo Vojvoda mostrou maturidade de um time que tem um trabalho de longo prazo. Além isso, paciência para marcar o gol em sofrer qualquer risco do adversário. A equipe carioca pouco ameaçou e saiu derrotada com justiça.

Lucero fez o gol da vitória em uma jogada que ocorreu durante todo o jogo. Escanteio na primeira trave cobrado por Pochettino e gol do camisa 9. Este foi o 20º gol do centroavante em 40 jogos na temporada. O time do Fortaleza ainda perdeu outras oportunidades, mas não conseguiu marcar.

Com a vitória, o Fortaleza chegou aos 23 pontos e encostou no G-6. Isso porque tem a mesma pontuação do Cruzeiro, mas perde nos critérios de desempate. Já o Fluminense, vive um drama. A equipe das Laranjeiras está com apenas sete pontos e segura a lanterna da competição, O campeão da América está a cinco pontos do Vitória, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Na próxima quinta-feira, o Fortaleza vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, no Maracanã. Enquanto isso, o Fluminense vai à Santa Catarina pegar o Criciúma, no Heriberto Hülse.

Fortaleza domina o jogo

O primeiro tempo começou com o time carioca em cima dos donos da casa. Tentando fazer uma pressão inicial, o Tricolor das Laranjeiras cercou com as linhas altas do Lion. Por conta disso, teve problemas nos contra-ataques. Mas nada de riscos. Isso porque nos primeiros 10 minutos não houve uma chance clara de gols na Arena Castelão.

Somente aos 11 minutos, quando Pochettino cobrou o escanteio, Britez apareceu sozinho no meio da área para finalizar de cabeça e perder a primeira oportunidade de gol. O jogo era amarrado e os dois times tinham muitas dificuldades de prosseguir qualquer jogada em velocidade por conta do gramado irregular. Mas mesmo assim, o Fortaleza aos poucos chegava.

O Laion, com Breno Lopes, aos 18, e Lucero, aos 19, levou problemas para a defesa do Fluminense, mas não conseguiram abrir o placar. Até então, o Fluminense ainda não havia criado nenhuma chance de gol e sequer havia visto o goleiro João Ricardo. Apenas aos 27 minutos. Ganso arriscou um chute que parou nas mãos do goleiro do time cearense.

Logo depois do chute de Ganso, o Fluminense se soltou um pouco mais e chegou novamente, mas desta vez com Alexsander. João Ricardo pegou sem problemas. O centroavante do Fortaleza, Lucero, esteve bem nas cabeçadas. Foram duas chances desperdiçadas, mas que passaram perto. No fim, Breno Lopes arriscou um chute de longe e Fábio evitou o gol do Fortaleza.

Lucero decide

O Fluminense começou bem o segundo tempo,. Antes de completar o primeiro minuto, Guga conseguiu finalizar com perigo e assustou o goleiro João Ricardo. Mas a bola foi para fora. O lance da equipe carioca, porém, foi feita de forma isolada. Isso porque o time da casa logo respondeu. Aos quatro minutos, Breno Lopes recebeu um cruzamento na marca do pênalti e chutou para fora. Uma das melhores chances do jogo até então.

A partir desse lance, o Fortaleza passou a pressionar um pouco mais. Até que, aos 10 minutos, em uma jogada ensaiada o jogo inteiro, Pochettino cobrou escanteio na cabeça de Lucero, que mandou para o gol. Era o Fortaleza abrindo o placar na Arena Castelão. Logo depois do gol, o jogo ficou mais calmo, controlado e nas mãos do time da casa, já que o Fluminense não ameaçava.

A baixa rotação do jogo foi prejudicial para o time da casa. Isso porque o técnico do Tricolor, Mano Menezes, começou a fazer algumas mexidas no time e, aos poucos, o time começou a rondar a área do Fortaleza. Embora tenha levantado algumas bolas na área, a defesa do Laion conseguiu neutralizar essas jogadas.

Na parte final do jogo, o Fortaleza mostrou toda a técnica de um time com um técnico há muito tempo no cargo. Controle de bola, toque mais lento e aceleração quando necessário. Já o Fluminense, com todos os seus problemas, e um técnico há 15 dias no comando, não conseguiu ameaçar. Assim, fim de jogo e vitória do Fortaleza em casa sobre o Fluminense.