• Tricolor ganha o Massa Bruta por 2 a 1, fora de casa
  • Time do técnico Vojvoda não ganhava há dez jogos
  • Mesmo com derrota, Braga garante pré-Libertadores

O Fortaleza, enfim, reencontrou o caminho da vitória, nesta quinta-feira. Aliás, o triunfo foi em cima do RB Bragantino, por 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Yago Pikachu abriu o placar, e Calebe ampliou para o time cearense. Nos acréscimos do primeiro tempo, o time de Bragança Paulista diminuiu com Eduardo Sasha. Os mandantes, inclusive, tiveram dois jogadores expulsos na etapa final: Eric Ramires e Alerrandro.

Com o resultado, então, o Fortaleza subiu para a 11ª colocação, com 48 pontos. O Bragantino, por sua vez, continuou em sexto, com 59, e um jejum de cinco jogos sem vencer. Mesmo com a derrota, o Massa Bruta se classificou para a Pré-Libertadores graças ao empate em 1 a 1 do Athletico-PR com o Cruzeiro. O Furacão tem 53, com 13 vitórias, e pode até empatar na pontuação, mas conseguiria no máximo 15 triunfos, contra 16 do Braga.

Fortaleza marca duas vezes, e Braga desconta

O primeiro tempo foi movimentado para os dois lados em Bragança Paulista. O time da casa ficou mais com a bola, teve volume de jogo, mas não foi efetivo no ataque. Por outro lado, o Fortaleza adotou uma tática de explorar os contra-ataques e encaixou a marcação para impedir os avanços do Bragantino.

Logo aos 13 minutos, o Leão do Pici abriu o placar em contragolpe fatal. Calebe recebeu a bola na intermediária, avançou em velocidade e viu Pikachu livre no lado direito e cruzou. O atacante, então, recebeu a bola sem marcação e chutou para o fundo da rede: 1 a 0.

Calebe, aliás, ampliou pra o Fortaleza, aos 22 minutos. Galhardo deu passe para o meia, que se livrou dos marcadores, avançou em velocidade e bateu no canto para fazer 2 a 0. Atrás no placar, o Bragantino tentou responder. Aos 32, Juninho Capixaba subiu livre e cabeceou para defesa segura de João Ricardo.

Nos instantes finais da etapa, aos 48, o Massa Bruta descontou. Mosquera fez boa jogada e tocou para Ramires, que finalizou sem força. A bola ainda desviou em Eduardo Sasha antes de entrar: 2 a 1.

Bragantino tem dois expulsos e perde o jogo

Na segunda etapa, o Bragantino seguiu com mais posse de bola, mas sem conseguir passar pela defesa do Fortaleza. O Tricolor, aliás, ficou à espera de novo contra-ataque e quase marcou o terceiro gol. Aos 23 minutos, Pedro Augusto ganhou bola de Lucas Cunha, passou pela marcação, deixou o goleiro Cleiton caído no gramado, mas bateu para fora.

Para piorar a situação do Massa Bruta, Eric Ramires foi expulso após revisão do VAR. Ele deu um pisão em Pedro Augusto, que estava fora de campo na maca e tentou segurar a bola que saiu pela lateral. Quatro minutos depois, o árbitro de vídeo entrou em ação de novo, e o árbitro expulsou Alerrandro em lance envolvendo Brítez.

Mesmo com dois jogadores a menos em campo, o RB Bragantino quase empatou o jogo no fim. Matheus Gonçalves lançou a bola na segunda trave, Léo Realpe finalizou bem, mas Fernando Miguel fez grande defesa. Grande vitória do Laion para afastar qualquer risco de rebaixamento nas duas rodadas quem faltam.

Na próxima rodada, a penúltima do Brasileirão 2023, o RB Bragantino receberá o já rebaixado Coritiba, enquanto o Fortaleza jogará no Castelão contra o Goiás, que também caiu após perder para o Grêmio por 2 a 1, nesta quinta. As duas partidas serão disputadas no domingo (dia 3), às 18h30 (de Brasília).